Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
25.88 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A investigação sobre os efeitos do suporte social em famílias de crianças com
Necessidades Educativas Especiais tem vindo a realçar que esta variável influencia o
funcionamento parental. O presente estudo tem como objetivos: i) comparar os pais de
crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis
suporte social e stress parental; ii) analisar as relações entre as variáveis suporte social e
stress dos pais; iii) analisar a dimensão preditiva do suporte social no stress parental. Tratase
de uma investigação com um plano não experimental e correlacional. A seleção dos
sujeitos foi por conveniência e, para o efeito, constituímos uma amostra de 301 pais ou
cuidadores. Os dados foram recolhidos em seis agrupamentos de escolas e em instituições
de apoio à deficiência do distrito de Viseu. Os instrumentos de recolha de dados foram o
Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003); O Questionário de Suporte Social –
versão abreviada (Pinheiro & Ferreira, 2001) e o Questionário Parental (dados
sociodemográficos, familiares e escolares). Os dois grupos de pais apresentam diferenças
significativas em todas as avaliações totais e parciais do stress parental e, parcialmente, no
suporte social (satisfação com o suporte), mas não na disponibilidade da rede social. As
análises de regressão para o stress parental realçam o valor preditivo das variáveis
problemas de comportamento, problemas no contexto familiar e suporte social. O suporte
social emerge como uma variável nuclear, que apresenta relações significativas com o
stress, surgindo com um forte poder preditivo.
Description
Keywords
Inclusão stress parental suporte social
Citation
Publisher
Centro de Investigação em Educação (CIEd)/ Instituto de Educação, Universidade do Minho