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Inclusão, stress parental e suporte social
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T13:55:16Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T13:55:16Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | A investigação sobre os efeitos do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem vindo a realçar que esta variável influencia o funcionamento parental. O presente estudo tem como objetivos: i) comparar os pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis suporte social e stress parental; ii) analisar as relações entre as variáveis suporte social e stress dos pais; iii) analisar a dimensão preditiva do suporte social no stress parental. Tratase de uma investigação com um plano não experimental e correlacional. A seleção dos sujeitos foi por conveniência e, para o efeito, constituímos uma amostra de 301 pais ou cuidadores. Os dados foram recolhidos em seis agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. Os instrumentos de recolha de dados foram o Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003); O Questionário de Suporte Social – versão abreviada (Pinheiro & Ferreira, 2001) e o Questionário Parental (dados sociodemográficos, familiares e escolares). Os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas em todas as avaliações totais e parciais do stress parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte), mas não na disponibilidade da rede social. As análises de regressão para o stress parental realçam o valor preditivo das variáveis problemas de comportamento, problemas no contexto familiar e suporte social. O suporte social emerge como uma variável nuclear, que apresenta relações significativas com o stress, surgindo com um forte poder preditivo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-22-2. | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4352 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação em Educação (CIEd)/ Instituto de Educação, Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation | CI&DETS/FCT | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | stress parental | pt_PT |
dc.subject | suporte social | pt_PT |
dc.title | Inclusão, stress parental e suporte social | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Braga, Minho | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 18030 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 18023 | pt_PT |
oaire.citation.title | Atas XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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