Repository logo
 
Publication

Inclusão, stress parental e suporte social

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-02-02T13:55:16Z
dc.date.available2017-02-02T13:55:16Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA investigação sobre os efeitos do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem vindo a realçar que esta variável influencia o funcionamento parental. O presente estudo tem como objetivos: i) comparar os pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis suporte social e stress parental; ii) analisar as relações entre as variáveis suporte social e stress dos pais; iii) analisar a dimensão preditiva do suporte social no stress parental. Tratase de uma investigação com um plano não experimental e correlacional. A seleção dos sujeitos foi por conveniência e, para o efeito, constituímos uma amostra de 301 pais ou cuidadores. Os dados foram recolhidos em seis agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. Os instrumentos de recolha de dados foram o Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003); O Questionário de Suporte Social – versão abreviada (Pinheiro & Ferreira, 2001) e o Questionário Parental (dados sociodemográficos, familiares e escolares). Os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas em todas as avaliações totais e parciais do stress parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte), mas não na disponibilidade da rede social. As análises de regressão para o stress parental realçam o valor preditivo das variáveis problemas de comportamento, problemas no contexto familiar e suporte social. O suporte social emerge como uma variável nuclear, que apresenta relações significativas com o stress, surgindo com um forte poder preditivo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-22-2.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4352
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd)/ Instituto de Educação, Universidade do Minhopt_PT
dc.relationCI&DETS/FCTpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectstress parentalpt_PT
dc.subjectsuporte socialpt_PT
dc.titleInclusão, stress parental e suporte socialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Minhopt_PT
oaire.citation.endPage18030pt_PT
oaire.citation.startPage18023pt_PT
oaire.citation.titleAtas XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
22-2013Atas XII Galeg-Port - Stress e suporte.pdf
Size:
25.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: