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Correia dos Santos Alves, Ana Berta

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  • Resilience, perception of parental support and socio-educational intervention strategies
    Publication . Cantarinha, Diana; Felizardo, Sara; Alves, Ana Berta Correia dos Santos; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João
    Introduction: Resilience is a core variable in the context of studies on the psychosocial adjustment and school children and teenagers, and should be considered in the context of strategies to promote their well- being and quality of life. Objectives: To know the relationship between resilience, parental support and some sociodemographic variables; outline socio-educational intervention strategies in contexts of children’s lives. Methods: This is a non-experimental, correlational and cross-sectional study, having used a non- probabilistic convenience sample consisting of 150 children, aged between 10 and 16 years old, attending the 2nd and 3rd cycles of Basic Education. The gathering instruments were the Sociodemographic Questionnaire, Inventory Measuring State and Child Resilience (Martins, 2005) and Perception Parental Support Scale (Veiga, 2011). Results: Results show that there are signiicant differences in the values of the current, past and overall resilience, between the age groups children, revealing that children aged between 10 and 11 years have higher results in resilience than young people aged between 14 and 16 years. We also observed signiicant differences in the current resilience, depending on the parents’ marital status (higher when parents are married). We also observed positive and signiicant correlations between resilience and perception of parental support. Conclusions: Results are in line with the scientiic literature in the ield that highlights the key role of resilience in school and psychosocial adjustment of children, and should be considered within the design of socio-educational intervention strategies. Keywords: Resilience. Parental support. Attachment
  • Para melhor aprender em contexto de creche: Estudo exploratório sobre condições essenciais ao bem-estar das crianças
    Publication . Dos santos alves, Ana; Ribeiro, Esperança Jales; Rosa, Carolina; Cairrão, Daniela; Duarte, Mariana
    A creche apresenta-se como uma resposta de natureza social e educativa onde devem ser facultadas às crianças condições propícias ao seu desenvolvimento global e bem-estar. No âmbito da unidade curricular (UC) de Iniciação à Prática Profissional I, do curso de licenciatura em Educação Básica, os formandos têm a oportunidade de desenvolver observações participantes no referido contexto, sendo-lhes, nomeadamente, solicitado que proponham um projeto em função dos possíveis problemas identificados, com vista a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas socioeducativas. Desta forma, e no âmbito das idas a contextos para efeitos de observação livre e estruturada - prática esta que permite relacionar todo um conjunto de conteúdos teóricos abordados, acedendo ao contacto direto com a realidade de serviços e instituições, de maneira a melhor compreendê-la - os formandos iniciam um percurso de “olhar” crítico e fundamentado sobre práticas e condições, além de conhecerem o conceito de projeto e as metodologias de concetualização e operacionalização de projetos socioeducativos. Mais especificamente, entendem a forma como as creches se devem organizar de modo a criarem um quadro de vida capaz de responder, de forma particular, às necessidades e interesses das crianças. Nesta sequência, foi desenhado, por um grupo de estudantes, o projeto “Para melhor aprender”. Os objetivos deste estudo exploratório são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoria das problemáticas identificadas como carecendo de melhoria. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e exploratória, com recurso às técnicas de observação direta (participante ativa), em contexto de creche, implementado no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. A intervenção socioeducativa necessita de uma metodologia de trabalho que obedeça aos princípios de uma planificação estratégica, orientada para a mudança e para a realização de objetivos a médio e a longo prazo (Carvalho & Baptista, 2004); assim, e com recurso a procedimentos de registo/ instrumentos de observação e de avaliação, designadamente com a Avaliação da Qualidade do Programa - Creche (PQA-Programm Quality Assessment), na sua versão adaptada (2003), usado como suporte para a conceção deste projeto socioeducativo (e fundamento da ação) e tendo a MPPO como ferramenta, surgem um conjunto de medidas capazes de atuar nos domínios das práticas socioeducativas. Os resultados evidenciam a importância de se otimizarem as condições adequadas ao bem-estar da criança, nomeadamente, no recurso a meios de estimulação da aprendizagem (aumento e diversificação de atividades educativas e acervo lúdico) e no potenciar de melhores condições da sala (temperatura, piso, móveis), com vista à promoção da aprendizagem das crianças. O estudo em causa permite, deste modo, potenciar a reflexão sobre ações a desenvolver no sentido de melhorar as condições tidas como essenciais ao favorecimento das aprendizagens das crianças em contexto de creche.
  • Students’ Involvement in School and Parental Support: Contributions to the Socio-Educational Intervention
    Publication . Felizardo, Sara; Cantarinha, Diana; Dos santos alves, Ana; Jales Ribeiro, Esperança; Amante, Maria João
    Student involvement in the school and the perception of parental support are core variables in the context of studies on personal and school adjustment of children and adolescents and should be considered in the context of socio-educational intervention. In this study, we formulated the following objectives: i) to understand the differences in students’ involvement in school and the perception of parental support, according to several socio- demographic and school variables, ii) to analyse the relationship between involvement and the perception of parental support iii) to outline socio-educational intervention strategies in the contexts of children’s lives. This is a non-experimental, correlational and cross-sectional study by means of a non-probabilistic convenience sample consisting of 150 children, aged between 10 and 16 years, attending the 2nd and 3rd cycles basic education [5th – 9th years of schooling] attending a school in the central region of Portugal. The data collection instruments were “Students’ Engagement in School: a Four-Dimensional Scale – SES-4DS” (Veiga 2013, 2016), the “Perceived Parental Support Scale” (Veiga, 2011) and a part with socio-demographic and school questions was added. We found significant differences in overall (and partial) amounts of student involvement and the perception of parental support, depending on the age, gender (in agency and behaviour subscales), school difficulties/retentions and methods of study (time, a place to study and a study schedule). We also found positive and significant relationships between student involvement and perception of parental support. The results are in line with the scientific literature in the field, which highlights the key role of the variables, student involvement and perception of parental support in the academic and psychosocial adjustment of young people. These should be considered in the context of socio-educational intervention. Given the above, we present areas and action strategies promoting parent and student involvement in the educational process.
  • Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico
    Publication . Ribeiro, Esperança Jales; Dos santos alves, Ana; Lourenço, Daniela; Ernesto, Teresa; Geraldo, Gervita
    O plano de estudos da licenciatura em Educação Básica consagra quatro espaços de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A unidade curricular (UC) de IPP I inaugura esta componente de formação, permitindo ao formando a imersão em contextos educativos não formais/não escolares, centrando as suas tarefas na observação/ avaliação, interação socioeducativa e registo. Pretende-se desta forma potenciar nos alunos a aquisição de competências pessoais, sociais e de iniciação à prática profissional, assim como promover a capacidade de conceção/desenvolvimento de projetos e recursos educativos, a concretizar em contextos deste cariz e em rede. Reconhecendo os contextos não formais/não escolares como espaços de inclusão e de ação socioeducativa, um grupo de alunos no âmbito do estágio desta UC, propôs o projeto “Melhorar a qualidade em creche, transformando o ambiente físico”, organizado com referência às práticas de observação participante. Nesta sequência, os objetivos do estudo apresentado são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoraria do ambiente físico do contexto observado. Trata-se de uma investigação exploratória com recurso à técnica de observação direta, em contexto de creche, implementada no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. Foi tida como referência a dimensão do ambiente físico (que fornece indicadores de qualidade específicos e claros), incluída no Program Quality Assessment (PQA), instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa HighScope (versão creche), adaptado pela Associação Criança (2003). Os resultados apontam para a necessidade de se melhorarem algumas condições da creche, no respeitante à salvaguarda de um ambiente seguro e saudável para as crianças (condições de segurança dos equipamentos e higiene) e de um maior investimento na melhoria da funcionalidade da sala, de forma a garantir que o ambiente acomode adequadamente as crianças e o adulto (equipamento, materiais e disposição do espaço em áreas). Atendendo à metodologia de planeamento de projeto utilizada, foi possível identificar ações a desenvolver no sentido de transformação do ambiente físico. Sabemos que se este último for de qualidade ficam, assim, assegurados pré-requisitos essenciais à promoção de melhores práticas nos cuidados de natureza socioeducativa.