Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.9 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O desenvolvimento das competências sociais das crianças com autismo emerge como uma
área de intervenção por excelência, no sentido de se desenvolverem estratégias educativas
adequadas ao funcionamento cognitivo e, em simultâneo, suficientemente motivadoras e
suscetíveis de propiciar o desenvolvimento das suas competências de relacionamento
interpessoal. A presente comunicação apresenta um estudo de caso múltiplo comparativo, de
natureza exploratória, que pretende analisar as potencialidades do software educativo na
promoção da interação social das crianças com autismo. A recolha de dados foi realizada
através da análise documental, da observação participante de diferentes situações educativas
(reunião de grupo, atividades orientadas, recreio e atividades livres) e registos de vídeo. O
estudo envolveu duas crianças com diferentes níveis de autismo, integradas no jardim de
infância de um agrupamento de escolas do distrito de Viseu, que usufruíram do software
educativo. Os resultados evidenciam uma melhoria dos comportamentos de interação social
(utilização de expressões faciais de tristeza e de alegria, respostas às expressões e emoções
dos outros, contato ocular), em particular nas situações mais estruturadas, como as atividades
orientadas e nas reuniões de grupo. No contexto de recreio constatou-se um aumento do
contato ocular durante as interações com outras crianças e nas respostas adequadas aos
elogios sociais. Nas situações de atividade livre as melhorias não foram tão evidentes.
Description
Keywords
autismo software educativo interação social
Citation
Publisher
Editora Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação, Universidade do Minho