Repository logo
 
Publication

Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativo

dc.contributor.authorBenigno, Vanessa
dc.contributor.authorRego, Belmiro
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-02-02T14:54:54Z
dc.date.available2017-02-02T14:54:54Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO desenvolvimento das competências sociais das crianças com autismo emerge como uma área de intervenção por excelência, no sentido de se desenvolverem estratégias educativas adequadas ao funcionamento cognitivo e, em simultâneo, suficientemente motivadoras e suscetíveis de propiciar o desenvolvimento das suas competências de relacionamento interpessoal. A presente comunicação apresenta um estudo de caso múltiplo comparativo, de natureza exploratória, que pretende analisar as potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante de diferentes situações educativas (reunião de grupo, atividades orientadas, recreio e atividades livres) e registos de vídeo. O estudo envolveu duas crianças com diferentes níveis de autismo, integradas no jardim de infância de um agrupamento de escolas do distrito de Viseu, que usufruíram do software educativo. Os resultados evidenciam uma melhoria dos comportamentos de interação social (utilização de expressões faciais de tristeza e de alegria, respostas às expressões e emoções dos outros, contato ocular), em particular nas situações mais estruturadas, como as atividades orientadas e nas reuniões de grupo. No contexto de recreio constatou-se um aumento do contato ocular durante as interações com outras crianças e nas respostas adequadas aos elogios sociais. Nas situações de atividade livre as melhorias não foram tão evidentes.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-27-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4367
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEditora Centro de Investigação em Educação (CIEd). Instituto de Educação, Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectautismopt_PT
dc.subjectsoftware educativopt_PT
dc.subjectinteração socialpt_PT
dc.titlePotencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Universidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage1609pt_PT
oaire.citation.startPage1601pt_PT
oaire.citation.titleAtas do I Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação, II Encontro de Sociologia da Educação – O não formal e o informal em educação: centralidades e periferiaspt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27-2013-Congresso não formal-Atas2autismo.pdf
Size:
5.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: