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Abstract(s)
Resumo
O estudo que apresentamos pretende contribuir para a valorização da educação
pré-escolar, enquanto etapa de iniciação de construção de aprendizagens na área da
Matemática que alicerçam o gosto, o empenho e a vontade de vencer desafios.
Acreditamos que a exploração de tarefas matemáticas que potenciam a interacção
entre as crianças, a comunicação, a argumentação, a representação e a análise
constitui um valioso contributo para o desenvolvimento do pensamento matemático.
O estudo foi realizado num jardim de infância da rede pública, do distrito da
Guarda, com um grupo de cinco crianças de quatro anos e teve como objectivo
compreender como se processa a construção de ideias matemáticas, em crianças
deste nível etário (fase pré-escolar), num contexto de trabalho matematicamente rico.
O estudo foi focado no desenvolvimento do sentido de número – uma ideia que
começou a ser divulgada em Portugal nos últimos anos – a partir do qual analisámos
as potencialidades de tarefas de natureza exploratória, como meio de construção de
relações numéricas.
Trata-se de um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em
narrativas, que reflecte o modo de construção do pensamento das crianças nestes
contextos interaccionais.
Este estudo permitiu-nos concluir que: i) as tarefas de natureza exploratória
contribuíram para que os diferentes conceitos trabalhados, em torno do sentido de
número, se fossem estruturando gradualmente no decurso das actividades que as
crianças desenvolveram; ii) a comunicação, a argumentação e a representação foram
processos matemáticos que assumiram um papel preponderante na aprendizagem,
porque através deles as crianças foram levadas a desenvolver novas estratégias no
desenvolvimento das tarefas propostas e a compreender progressivamente diferentes
relações entre os números.
Description
Keywords
Matemática no pré-escolar sentido de número experiências de aprendizagem tarefas interacção comunicação representação raciocínio matemático
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu