Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A Matemática na Educação Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento do sentido de número

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
mestrado bita.pdf3.66 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo O estudo que apresentamos pretende contribuir para a valorização da educação pré-escolar, enquanto etapa de iniciação de construção de aprendizagens na área da Matemática que alicerçam o gosto, o empenho e a vontade de vencer desafios. Acreditamos que a exploração de tarefas matemáticas que potenciam a interacção entre as crianças, a comunicação, a argumentação, a representação e a análise constitui um valioso contributo para o desenvolvimento do pensamento matemático. O estudo foi realizado num jardim de infância da rede pública, do distrito da Guarda, com um grupo de cinco crianças de quatro anos e teve como objectivo compreender como se processa a construção de ideias matemáticas, em crianças deste nível etário (fase pré-escolar), num contexto de trabalho matematicamente rico. O estudo foi focado no desenvolvimento do sentido de número – uma ideia que começou a ser divulgada em Portugal nos últimos anos – a partir do qual analisámos as potencialidades de tarefas de natureza exploratória, como meio de construção de relações numéricas. Trata-se de um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em narrativas, que reflecte o modo de construção do pensamento das crianças nestes contextos interaccionais. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) as tarefas de natureza exploratória contribuíram para que os diferentes conceitos trabalhados, em torno do sentido de número, se fossem estruturando gradualmente no decurso das actividades que as crianças desenvolveram; ii) a comunicação, a argumentação e a representação foram processos matemáticos que assumiram um papel preponderante na aprendizagem, porque através deles as crianças foram levadas a desenvolver novas estratégias no desenvolvimento das tarefas propostas e a compreender progressivamente diferentes relações entre os números.

Description

Keywords

Matemática no pré-escolar sentido de número experiências de aprendizagem tarefas interacção comunicação representação raciocínio matemático

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu

CC License