Repository logo
 
Publication

A Matemática na Educação Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento do sentido de número

dc.contributor.advisorMenezes, Luís
dc.contributor.advisorRodrigues, Cátia
dc.contributor.authorAmaral, Maria Beatriz Freire de Meneses Pestana do
dc.date.accessioned2014-05-14T13:56:03Z
dc.date.available2014-05-14T13:56:03Z
dc.date.issued2011-05
dc.description.abstractResumo O estudo que apresentamos pretende contribuir para a valorização da educação pré-escolar, enquanto etapa de iniciação de construção de aprendizagens na área da Matemática que alicerçam o gosto, o empenho e a vontade de vencer desafios. Acreditamos que a exploração de tarefas matemáticas que potenciam a interacção entre as crianças, a comunicação, a argumentação, a representação e a análise constitui um valioso contributo para o desenvolvimento do pensamento matemático. O estudo foi realizado num jardim de infância da rede pública, do distrito da Guarda, com um grupo de cinco crianças de quatro anos e teve como objectivo compreender como se processa a construção de ideias matemáticas, em crianças deste nível etário (fase pré-escolar), num contexto de trabalho matematicamente rico. O estudo foi focado no desenvolvimento do sentido de número – uma ideia que começou a ser divulgada em Portugal nos últimos anos – a partir do qual analisámos as potencialidades de tarefas de natureza exploratória, como meio de construção de relações numéricas. Trata-se de um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em narrativas, que reflecte o modo de construção do pensamento das crianças nestes contextos interaccionais. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) as tarefas de natureza exploratória contribuíram para que os diferentes conceitos trabalhados, em torno do sentido de número, se fossem estruturando gradualmente no decurso das actividades que as crianças desenvolveram; ii) a comunicação, a argumentação e a representação foram processos matemáticos que assumiram um papel preponderante na aprendizagem, porque através deles as crianças foram levadas a desenvolver novas estratégias no desenvolvimento das tarefas propostas e a compreender progressivamente diferentes relações entre os números.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2138
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectMatemática no pré-escolarpor
dc.subjectsentido de númeropor
dc.subjectexperiências de aprendizagempor
dc.subjecttarefaspor
dc.subjectinteracçãopor
dc.subjectcomunicaçãopor
dc.subjectrepresentaçãopor
dc.subjectraciocínio matemáticopor
dc.titleA Matemática na Educação Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento do sentido de númeropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
mestrado bita.pdf
Size:
3.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: