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A Matemática na Educação Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento do sentido de número
dc.contributor.advisor | Menezes, Luís | |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Cátia | |
dc.contributor.author | Amaral, Maria Beatriz Freire de Meneses Pestana do | |
dc.date.accessioned | 2014-05-14T13:56:03Z | |
dc.date.available | 2014-05-14T13:56:03Z | |
dc.date.issued | 2011-05 | |
dc.description.abstract | Resumo O estudo que apresentamos pretende contribuir para a valorização da educação pré-escolar, enquanto etapa de iniciação de construção de aprendizagens na área da Matemática que alicerçam o gosto, o empenho e a vontade de vencer desafios. Acreditamos que a exploração de tarefas matemáticas que potenciam a interacção entre as crianças, a comunicação, a argumentação, a representação e a análise constitui um valioso contributo para o desenvolvimento do pensamento matemático. O estudo foi realizado num jardim de infância da rede pública, do distrito da Guarda, com um grupo de cinco crianças de quatro anos e teve como objectivo compreender como se processa a construção de ideias matemáticas, em crianças deste nível etário (fase pré-escolar), num contexto de trabalho matematicamente rico. O estudo foi focado no desenvolvimento do sentido de número – uma ideia que começou a ser divulgada em Portugal nos últimos anos – a partir do qual analisámos as potencialidades de tarefas de natureza exploratória, como meio de construção de relações numéricas. Trata-se de um estudo de carácter qualitativo e interpretativo, apoiado em narrativas, que reflecte o modo de construção do pensamento das crianças nestes contextos interaccionais. Este estudo permitiu-nos concluir que: i) as tarefas de natureza exploratória contribuíram para que os diferentes conceitos trabalhados, em torno do sentido de número, se fossem estruturando gradualmente no decurso das actividades que as crianças desenvolveram; ii) a comunicação, a argumentação e a representação foram processos matemáticos que assumiram um papel preponderante na aprendizagem, porque através deles as crianças foram levadas a desenvolver novas estratégias no desenvolvimento das tarefas propostas e a compreender progressivamente diferentes relações entre os números. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/2138 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseu | por |
dc.subject | Matemática no pré-escolar | por |
dc.subject | sentido de número | por |
dc.subject | experiências de aprendizagem | por |
dc.subject | tarefas | por |
dc.subject | interacção | por |
dc.subject | comunicação | por |
dc.subject | representação | por |
dc.subject | raciocínio matemático | por |
dc.title | A Matemática na Educação Pré-Escolar - Contributos para o desenvolvimento do sentido de número | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |