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Abstract(s)
O presente artigo pretende discutir o conceito de adulto contrapondo-se à idéia
de que tal período da vida constitui-se num “ideal” a ser alcançado pelas crianças. Neste
sentido, a teoria sobre as etapas do desenvolvimento infantil de um dos principais
psicólogos do século XX, o suíço Jean Piaget, é nossa importante interlocutora.
Ao seu lado, contaremos com as críticas feitas por Pierre Furter a respeito da
idealização em torno do “ser adulto”, e também, com dados que coletamos durante
nossa pesquisa de doutorado a respeito do processo de formação de (i)migrantes.
Entendemos o adulto como um ser humano que enfrenta inúmeros percalços durante a
sua vida, que apresenta instabilidades na conduta e no seu modo de ser.
Finalmente, apresentaremos uma definição de adulto, sobre tudo em situação
de mudança de vida, respaldada na figura mítica do deus Janus, o deus da Porta, já que
este apresenta-se como uma eterna passagem de um estado a outro, nunca abandonando
o presente, nem mesmo abraçando o futuro, e assim, a idade cronológica de um ser
humano e o seu respectivo envelhecimento não conseguem definir por si só o que é um
adulto ou uma criança. Podemos falar apenas de “momentos de vida” que são
experimentados pelas pessoas, alguns mais próximos do ideal de adulto que é veiculado
em nossa sociedade, outros, mais próximos da criança, inclusive do lactente.
Description
Keywords
Adulto Etapas do desenvolvimento infantil Formação de professores