Publication
“Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos”
dc.contributor.author | Silva, Nilce da | |
dc.date.accessioned | 2011-01-31T13:19:06Z | |
dc.date.available | 2011-01-31T13:19:06Z | |
dc.date.issued | 2004-06 | |
dc.description.abstract | O presente artigo pretende discutir o conceito de adulto contrapondo-se à idéia de que tal período da vida constitui-se num “ideal” a ser alcançado pelas crianças. Neste sentido, a teoria sobre as etapas do desenvolvimento infantil de um dos principais psicólogos do século XX, o suíço Jean Piaget, é nossa importante interlocutora. Ao seu lado, contaremos com as críticas feitas por Pierre Furter a respeito da idealização em torno do “ser adulto”, e também, com dados que coletamos durante nossa pesquisa de doutorado a respeito do processo de formação de (i)migrantes. Entendemos o adulto como um ser humano que enfrenta inúmeros percalços durante a sua vida, que apresenta instabilidades na conduta e no seu modo de ser. Finalmente, apresentaremos uma definição de adulto, sobre tudo em situação de mudança de vida, respaldada na figura mítica do deus Janus, o deus da Porta, já que este apresenta-se como uma eterna passagem de um estado a outro, nunca abandonando o presente, nem mesmo abraçando o futuro, e assim, a idade cronológica de um ser humano e o seu respectivo envelhecimento não conseguem definir por si só o que é um adulto ou uma criança. Podemos falar apenas de “momentos de vida” que são experimentados pelas pessoas, alguns mais próximos do ideal de adulto que é veiculado em nossa sociedade, outros, mais próximos da criança, inclusive do lactente. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/573 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 29; | |
dc.subject | Adulto | por |
dc.subject | Etapas do desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | “Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos” | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 290 | por |
oaire.citation.startPage | 282 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |