Repository logo
 
Publication

“Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos”

dc.contributor.authorSilva, Nilce da
dc.date.accessioned2011-01-31T13:19:06Z
dc.date.available2011-01-31T13:19:06Z
dc.date.issued2004-06
dc.description.abstractO presente artigo pretende discutir o conceito de adulto contrapondo-se à idéia de que tal período da vida constitui-se num “ideal” a ser alcançado pelas crianças. Neste sentido, a teoria sobre as etapas do desenvolvimento infantil de um dos principais psicólogos do século XX, o suíço Jean Piaget, é nossa importante interlocutora. Ao seu lado, contaremos com as críticas feitas por Pierre Furter a respeito da idealização em torno do “ser adulto”, e também, com dados que coletamos durante nossa pesquisa de doutorado a respeito do processo de formação de (i)migrantes. Entendemos o adulto como um ser humano que enfrenta inúmeros percalços durante a sua vida, que apresenta instabilidades na conduta e no seu modo de ser. Finalmente, apresentaremos uma definição de adulto, sobre tudo em situação de mudança de vida, respaldada na figura mítica do deus Janus, o deus da Porta, já que este apresenta-se como uma eterna passagem de um estado a outro, nunca abandonando o presente, nem mesmo abraçando o futuro, e assim, a idade cronológica de um ser humano e o seu respectivo envelhecimento não conseguem definir por si só o que é um adulto ou uma criança. Podemos falar apenas de “momentos de vida” que são experimentados pelas pessoas, alguns mais próximos do ideal de adulto que é veiculado em nossa sociedade, outros, mais próximos da criança, inclusive do lactente.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/573
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries29;
dc.subjectAdultopor
dc.subjectEtapas do desenvolvimento infantilpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.title“Ser adulto”: alguns elementos para a discussão deste conceito e para a formação de professores de “adultos”por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.endPage290por
oaire.citation.startPage282por
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
“Ser adulto”.pdf
Size:
190.43 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: