Repository logo
 
Publication

Percurso formativo em educação pré-escolar e 1.º CEB: O filme de animação no desenvolvimento de uma abordagem de projeto

dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorAmaro, Maria Francisca Ferreira
dc.date.accessioned2023-10-19T13:25:39Z
dc.date.embargo2026-02-28
dc.date.issued2023-02-28
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio foi realizado no decorrer do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Educação Pré-Escolar (EPE) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este relatório encontra-se dividido em duas partes, a primeira parte consiste numa reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º CEB e na Educação Pré-Escolar; a segunda parte é relativa a um projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio. Trata-se de um estudo qualitativo sobre a utilização do filme de animação na metodologia de projeto sobre a Natureza na EPE. Este foi realizado com recurso à observação participante em contexto de estágio, notas de campo e registos fotográficos. Com esta investigação procurou-se compreender de que forma as crianças em idade pré-escolar reagem aos conteúdos sobre o mundo natural transmitidos em curtas e longas-metragens de animação e de que forma é que estes podem contribuir para o desenvolvimento de uma abordagem de projeto sobre a Natureza na Educação préescolar. Os resultados mostraram um aumento do léxico e dos conhecimentos sobre o mundo natural, neste caso sobre as abelhas, que facilitaram também o desenvolvimento de aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report was carried out during the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and Pre-School Education (EPE) at the Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), with the aim of obtaining the master's degree. This report is divided into two parts, the first part consists of a critical reflection on the Supervised Teaching Practice (PES) in the 1st CEB and in Pre-School Education; the second part is related to a research project developed in an internship context. This is a qualitative study on the use of the animated film in the project methodology on Nature at EPE. This was carried out using participant observation in the context of an internship, field notes and photographic records. With this investigation, we sought to understand how preschool children react to content about the natural world transmitted in animated short and feature films and how they can contribute to the development of a project approach. on Nature in Preschool Education. The results showed an increase in the lexicon and knowledge about the natural world, in this case about bees, which also facilitated the development of learning in the area of Knowledge of the World.pt_PT
dc.identifier.tid203370821pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7974
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectAnimaçãopt_PT
dc.subjectMetodologia de projetopt_PT
dc.subjectLonga-metragempt_PT
dc.subjectCurta-metragempt_PT
dc.subjectPreschool Educationpt_PT
dc.subjectAnimationpt_PT
dc.subjectProject Metodologypt_PT
dc.subjectFeature filmpt_PT
dc.subjectShort filmpt_PT
dc.titlePercurso formativo em educação pré-escolar e 1.º CEB: O filme de animação no desenvolvimento de uma abordagem de projetopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
188-Relatório final-2648-1-11-20230403.pdf
Size:
1.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: