Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
130.96 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino explícito de estratégias de leitura, bem como de recolha e tratamento da informação, reveste-se de particular importância. É igualmente crucial promover a leitura dos textos literários como forma de favorecer a articulação entre o prazer na leitura e o desenvolvimento da compreensão. Esta comunicação pretende apresentar uma reflexão acerca dos resultados de dois estudos sobre o desenvolvimento da compreensão na leitura (Balula, 2007; Miragaia, 2014). Conclui-se que o ensino explícito de estratégias de leitura contribui de forma significativa para o desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura, para a aprendizagem em termos globais e para o êxito escolar e social dos alunos.
Description
Keywords
Estratégias de leitura Compreensão Formação de leitores Educação literária
Citation
Balula, J. P., & Miragaia, E. (2015). Ensino explícito de estratégias de leitura no Ensino Básico. In M. Peralbo, A. Barca, A. Risso, C. Brenlla, L. S. Almeida e B. Duarte (Orgs.). Libro de Resúmenes del XIII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía (pp. 112-113). A Coruña: Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación.
Publisher
Revista Gallego-Portuguesa de Psicología y Educación