Publication
A resolução de equações
dc.contributor.author | Lopes, Hélio Bernardo | |
dc.date.accessioned | 2011-01-31T13:20:25Z | |
dc.date.available | 2011-01-31T13:20:25Z | |
dc.date.issued | 2004-06 | |
dc.description.abstract | As primeiras noções do que é uma equação surgem logo nos primeiros anos do ensino secundário, onde se estudam as equações algébricas dos primeiro e segundo graus. Para lá do carácter formativo de tais conceitos, a verdade é que a grande maioria dos alunos que prosseguem estudos superiores onde a Matemática continua a ser estudada, não mais voltam a abordar o aperfeiçoamento do que vem já de trás, muito em especial as equações do tipo algébrico, completas e de grau superior ao segundo. É certo que, mesmo ao nível do ensino secundário, são ainda estudados alguns tipos simples de equações trigonométricas, embora os últimos anos venham mostrando uma lamentável tendência para uma redução perigosa da extensão do estudo da Trigonometria. Ora, de um modo extremamente geral, quando se prosseguem estudos superiores, se se exceptuar o caso do Curso de Licenciatura em Matemática, jamais se volta a tocar nesta problemática, mau grado chegarem mesmo a tratar-se outros tipos de equações, como são os casos das equações diferenciais, das equações integrais, ou das equações às diferenças, mas sem que se consiga deixar no aluno uma visão geral e abrangente da noção de equação. | por |
dc.identifier.issn | 1647-662X | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/580 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | por |
dc.relation.ispartofseries | 29; | |
dc.subject | Equação | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.title | A resolução de equações | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | por |
oaire.citation.endPage | 212 | por |
oaire.citation.startPage | 205 | por |
oaire.citation.title | Millenium | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |