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Projeto dinamizador do destino turístico Caramulo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSeabra, Cláudia
dc.contributor.advisorFernandes, Carla Maria Alves da Silva
dc.contributor.authorFerreira, Rafaela Trindade Homem
dc.date.accessioned2019-04-16T08:13:40Z
dc.date.available2019-04-16T08:13:40Z
dc.date.issued2019-03-08
dc.date.submitted2018-10-29
dc.description.abstractA importância atual do Turismo de Natureza e da sua crescente procura por parte dos turistas nacionais e internacionais levou a que fosse considerado um produto turístico estratégico para Portugal e por isso inserido na Estratégia do Turismo para 2027 (Turismo de Portugal I.P., 2017). Não obstante a multiplicidade de termos associados ao Turismo de Natureza e diversidade na sua conceptualização, a verdade é que o Turismo de Natureza se refere ao turismo que combina educação, recreação, lazer e, muitas vezes, aventura (Laarman & Durst, 1987). E é com base nesta definição que o presente projeto se baseia. Um destino que tem potencial para todos estes ativos estratégicos é o Caramulo. É inegável que é uma vila com paisagens deslumbrantes, recursos naturais únicos e atrativos culturais. Originalmente de seu nome Paredes do Guardão passou a chamar-se Caramulo depois do médico Jerónimo Lacerda, em 1921, ter fundado a maior Estância Sanatorial da Península Ibérica neste local, sendo esta pioneira no país ao ter água canalizada ao domicílio, rede de esgotos com ETAR, sistema de recolha de lixos com forno crematório e eletricidade a partir de uma barragem própria (TCP/ARPT Centro de Portugal, 2006-2017). Hoje, o Caramulo caracteriza-se por ser um meio de convivência com a natureza e belíssimas paisagens. É possível visitar locais como o Caramulinho e o Cabeço da Neve, o Museu do Caramulo (arte e automóvel), as aldeias típicas, apreciar a gastronomia e vinhos da região, ou os percursos pedestres que mostram quão bonita esta serra é. Apesar de muitos acreditarem no potencial turístico do destino Caramulo, e já se terem realizado inúmeros projetos e apresentado várias propostas para trazer turistas à região, nenhum deles realmente se concretizou. É importante perceber que o Caramulo tem muito potencial a nível turístico que não está a ser realmente aproveitado. Neste sentido, o propósito deste projeto será em primeiro lugar conhecer o que os turistas desejam, e, de acordo com os resultados e pesquisa, criar várias propostas com a finalidade de colaborar no desenvolvimento da região a nível turístico na medida em que as empresas e organizações que desenvolvem a sua atividade neste destino tenham a oportunidade de se reinventar e criar novos projetos para o Caramulo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The importance of Nature Tourism today and its growing demand by national and international tourists has led to it were considered a strategic tourism product for Portugal and therefore inserted in the Strategy of Tourism for 2027 (Turismo de Portugal I.P., 2017). Despite the multiplicity of terms associated with nature tourism and diversity in its conceptualization, the truth is that Nature Tourism refers to tourism that combines education, recreation, leisure and often adventure (Laarman & Durst, 1987). And it is based on this definition that the present project is based. One destination that has potential for all these strategic assets is Caramulo. It is undeniable that it is a village with stunning scenery, unique natural resources and cultural attractions. Originally known as Paredes do Guardão, it was called Caramulo after the physician Jerónimo Lacerda, in 1921, founded the largest Sanatorium of the Iberian Peninsula in this place, being this pioneer in the country when having water channeled at home, a sewage network with WWTP, waste collection system with crematorium furnace and electricity from a dam of its own (TCP/ARPT Centro de Portugal, 2006-2017). Today, Caramulo is characterized by being a means of coexistence with nature and beautiful landscapes. It is possible to visit places like Caramulinho and Cabeço da Neve, Caramulo Museum (art and automobile), typical villages, appreciate the gastronomy and wines of the region, or the pedestrian paths that show how beautiful this mountain is. Although many believe in the touristic potential destination of Caramulo, and have already carried out numerous projects and presented several proposals to bring tourists to the region, none of them actually materialized. It is important to realize that Caramulo has a lot of tourism potential that is not really being taken advantage of. In this sense, the purpose of this project will be firstly to know what the tourists want, and, according to the results and research, to create several proposals with the purpose of collaborating in the development of the region in the tourist level insofar as the companies and organizations that develop their activity in this destination have the opportunity to reinvent themselves and create new projects for Caramulo.pt_PT
dc.identifier.tid202214737pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5492
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTurismo de Naturezapt_PT
dc.subjectCaramulopt_PT
dc.subjectImagem de Destinos Turísticospt_PT
dc.subjectMotivações Turísticaspt_PT
dc.titleProjeto dinamizador do destino turístico Caramulopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão Turísticapt_PT

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