Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
885.63 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho visa evidenciar o processo de co-criação turística de um município localizado no centro de Portugal, Águeda. Desde há 15 anos, o município promove um evento, o AgitÁgueda – Art Festival, integrando concertos musicais, competições desportivas, arte urbana, animação de rua, artesanato, gastronomia e muitas atividades relacionadas com a cultura do município e respetiva cidade. É precisamente no âmbito deste festival, que surgiu o Umbrella Sky Project, a “imagem de marca da cidade” de Águeda, através do qual algumas ruas são embelezadas por meio de guarda-chuvas suspensos coloridos. Este projeto deu ainda mais vida a toda a dinâmica da cidade, contribuindo naturalmente para a sua projeção turística e revitalização socioeconómica. Para além deste evento o município e a cidade procuram oferecer uma proposta integrada e sustentável do seu produto turístico, destacando-se também as ofertas relativas aos museus e tradições locais, à gastronomia e vinhos, à natureza e percursos pedestres, ao turismo religioso e à arte urbana.
Description
Keywords
Águeda Portugal produto turístico cidade co-creativa
Citation
Castro, C., Duque, A.S. & Pato, M.L. (2022). Cidades Cocriativas: o Caso de Águeda em Portugal. In Eliane Avelina de Azevedo Sampaio, Potencialidades e Desafios do Turismo para o desenvolvimento das Cidades 2(pp. 1-13). Atena Editora.
Publisher
Atena