Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.91 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a obra Sociologia da Comunicação: Temas e problemas fundamentais para compreender os media nas sociedades actuais, da autoria de Paulo M. Barroso, docente e investigador do Politécnico de Viseu, publica a PV Editora o primeiro livro da colecção Cadernos Temáticos.
Esta obra, intencionalmente escrita com fins pedagógicos e didácticos, nasceu da experiência de cerca de vinte anos de docência e estudo do pensamento de autores fundamentais, desde a Antiguidade aos nossos dias. Quando a Sociologia não existia ainda como domínio específico do conhecimento científico, pensado- res clássicos, medievais, modernos e contemporâneos assumiram uma atitude epistemológica, relativamente à cultura e à sociedade, que os coloca nos primór- dios do pensamento sociológico.
A comunicação - em toda a sua plenitude enquanto experiência humana social primordial -, constitui-se como uma das mais enriquecedoras e transformadoras da humanidade (todos os modos de humanamente ser) e da capacidade de exercer a liberdade. Cada vez mais mediatizada pela tecnologia a comunicação vem-se transformando, modificando a sociedade e as relações humanas, em todas as suas dimensões, as preocupações sociais, as convicções e valores, toda uma mun- dividência.
Sem pretender esgotar os ‘temas e problemas que os media suscitam nas socieda- des actuais’, o autor percorre a história do pensamento com espírito analítico, me- tódico, a que não falta certa inquietude intrínseca ao afã de pensar. Propõe-se contagiar os seus leitores - os jovens estudantes de ensino superior, por afeição -
, convidando-os a participar no esforço e na aventura que é pensar sobre o pensar, pensar criticamente a sociedade, a cultura, as relações sociais. Neste esforço vital realiza-se a abertura ao conhecimento, nele reconhece a PV Editora a sua missão.
Destina-se este livro, também, a todos os que se interessam pelas Ciências Hu- manas, pela Sociologia da Comunicação em particular, e pretendem alcançar uma visão compreensiva sobre o impacto dos media nas sociedades e nos processos humanos e sociais. Seja este um ponto de partida para outras leituras fecundas.
Description
Keywords
Sociologia comunicação media sociedade digital