Repository logo
 
Publication

Sociologia da Comunicação: Temas e Problemas Fundamentais para Compreender os Media nas Sociedades Actuais

dc.contributor.authorBarroso, Paulo
dc.date.accessioned2022-03-02T11:50:32Z
dc.date.available2022-03-02T11:50:32Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractCom a obra Sociologia da Comunicação: Temas e problemas fundamentais para compreender os media nas sociedades actuais, da autoria de Paulo M. Barroso, docente e investigador do Politécnico de Viseu, publica a PV Editora o primeiro livro da colecção Cadernos Temáticos. Esta obra, intencionalmente escrita com fins pedagógicos e didácticos, nasceu da experiência de cerca de vinte anos de docência e estudo do pensamento de autores fundamentais, desde a Antiguidade aos nossos dias. Quando a Sociologia não existia ainda como domínio específico do conhecimento científico, pensado- res clássicos, medievais, modernos e contemporâneos assumiram uma atitude epistemológica, relativamente à cultura e à sociedade, que os coloca nos primór- dios do pensamento sociológico. A comunicação - em toda a sua plenitude enquanto experiência humana social primordial -, constitui-se como uma das mais enriquecedoras e transformadoras da humanidade (todos os modos de humanamente ser) e da capacidade de exercer a liberdade. Cada vez mais mediatizada pela tecnologia a comunicação vem-se transformando, modificando a sociedade e as relações humanas, em todas as suas dimensões, as preocupações sociais, as convicções e valores, toda uma mun- dividência. Sem pretender esgotar os ‘temas e problemas que os media suscitam nas socieda- des actuais’, o autor percorre a história do pensamento com espírito analítico, me- tódico, a que não falta certa inquietude intrínseca ao afã de pensar. Propõe-se contagiar os seus leitores - os jovens estudantes de ensino superior, por afeição - , convidando-os a participar no esforço e na aventura que é pensar sobre o pensar, pensar criticamente a sociedade, a cultura, as relações sociais. Neste esforço vital realiza-se a abertura ao conhecimento, nele reconhece a PV Editora a sua missão. Destina-se este livro, também, a todos os que se interessam pelas Ciências Hu- manas, pela Sociologia da Comunicação em particular, e pretendem alcançar uma visão compreensiva sobre o impacto dos media nas sociedades e nos processos humanos e sociais. Seja este um ponto de partida para outras leituras fecundas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8765-22-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7127
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherPV Editorapt_PT
dc.subjectSociologiapt_PT
dc.subjectcomunicaçãopt_PT
dc.subjectmediapt_PT
dc.subjectsociedadept_PT
dc.subjectdigitalpt_PT
dc.titleSociologia da Comunicação: Temas e Problemas Fundamentais para Compreender os Media nas Sociedades Actuaispt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage379pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
person.familyNameBarroso
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id5118-DF80-195D
person.identifier.orcid0000-0001-7638-5064
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd201ccb0-30c4-4030-8e57-fc3afd20327e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd201ccb0-30c4-4030-8e57-fc3afd20327e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro Sociologia da Comunicação_compressed.pdf
Size:
6.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format