dc.contributor.author | Fernandes, Rosina | |
dc.contributor.author | Mendes, Francisco | |
dc.contributor.author | Martins, Emília | |
dc.contributor.editor | Martínez, Isabel | en_US |
dc.contributor.editor | Veiga, Feliciano Henriques | en_US |
dc.date.accessioned | 2023-07-26T09:43:02Z | |
dc.date.available | 2023-07-26T09:43:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.updated | 2023-07-21T15:32:22Z | |
dc.description.abstract | O sucesso académico, na literatura uma variável complexa e multifatorial, integra quatro dimensões, também elas multifacetadas: alunos, docentes, currículo e instituição. Na dimensão aluno, encontramos variáveis muito díspares: condições familiares e socioeconómicas, integração social, gestão e adequação de métodos e processos de estudo (PE) e envolvimento em atividades extracurriculares (AEC). Num estudo quantitativo exploratório, pretendeu-se identificar em estudantes do ensino superior das áreas de formação em desporto e educação social, a relação entre as duas últimas variáveis e o sucesso e satisfação académica, nas suas vertentes institucional, curso e socio-relacional. Participaram 197 estudantes dos três anos das áreas de Educação Social (57.4%) e Desporto (42.6%), 66% femininos, idade média de 21.37(4.96, a maioria (71.1%) sem reprovações anteriores, com média de acesso de 13.19(1.19 e em que 35% estuda com regularidade e 65% só para os momentos de avaliação. Apenas 10.2% participa em atividades extracurriculares (desportivas e académicas) e 7.6% tem funções associativas. Utilizou-se o Questionário de Processos de Estudo (motivo e estratégia profundos; motivo e estratégia superficiais) e o Questionário de Satisfação Académica (institucional, curso e socio-relacional). À medida que avança o ano de curso e a idade, aumenta o motivo e estratégia profundos dos PE, que por sua vez se correlacionam positivamente com a satisfação académica. Também os que estudam com regularidade apresentam mais motivo e estratégia profundos, com superficialidade superior nos que estudam apenas para as avaliações. O envolvimento em AEC é diferenciador da satisfação com a instituição e sociorelacional. Os resultados evidenciam bons níveis de satisfação académica relacionada com os PE e envolvimento em AEC, mas participações reduzidas em AEC e baixas de estudo regular. Cabe às instituições de ensino superior fomentar essa participação, preocupando-se, igualmente, com o investimento em métodos e processos de gestão do estudo, criando ou reforçando estruturas de apoio para esse efeito | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.slug | cv-prod-3083513 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7895 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha | pt_PT |
dc.subject | Processos de Estudo | pt_PT |
dc.subject | Satisfação Académica, | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Académico | pt_PT |
dc.title | Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica. | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Espanha | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 283 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 275 | pt_PT |
oaire.citation.title | Engagement de los alumnos rn la escuela: Perspectivas sociales y psicológicas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 41 | pt_PT |
person.familyName | Fernandes | |
person.familyName | Mendes | |
person.familyName | Figueiredo Martins | |
person.givenName | Rosina | |
person.givenName | Francisco | |
person.givenName | Emília da Conceição | |
person.identifier | 2530667 | |
person.identifier.ciencia-id | CE14-B0FC-525D | |
person.identifier.ciencia-id | 5813-44AB-188B | |
person.identifier.ciencia-id | 4119-B43E-DA69 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6630-9831 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-8504-8676 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3438-452X | |
person.identifier.rid | O-6559-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56708107400 | |
rcaap.cv.cienciaid | 4119-B43E-DA69 | Emília da Conceição Figueiredo Martins | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | f5dc54ec-af0e-44fc-a61e-deac3247c2a3 | |
relation.isAuthorOfPublication | 3a6bd870-8c94-47c1-80df-7f7a9933dad1 | |
relation.isAuthorOfPublication | 133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Publicacao_Engagement-Processos_estudo.pdf
- Size:
- 6.52 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: