Repository logo
 
Publication

Processos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.

dc.contributor.authorFernandes, Rosina
dc.contributor.authorMendes, Francisco
dc.contributor.authorMartins, Emília
dc.contributor.editorMartínez, Isabelen_US
dc.contributor.editorVeiga, Feliciano Henriquesen_US
dc.date.accessioned2023-07-26T09:43:02Z
dc.date.available2023-07-26T09:43:02Z
dc.date.issued2023
dc.date.updated2023-07-21T15:32:22Z
dc.description.abstractO sucesso académico, na literatura uma variável complexa e multifatorial, integra quatro dimensões, também elas multifacetadas: alunos, docentes, currículo e instituição. Na dimensão aluno, encontramos variáveis muito díspares: condições familiares e socioeconómicas, integração social, gestão e adequação de métodos e processos de estudo (PE) e envolvimento em atividades extracurriculares (AEC). Num estudo quantitativo exploratório, pretendeu-se identificar em estudantes do ensino superior das áreas de formação em desporto e educação social, a relação entre as duas últimas variáveis e o sucesso e satisfação académica, nas suas vertentes institucional, curso e socio-relacional. Participaram 197 estudantes dos três anos das áreas de Educação Social (57.4%) e Desporto (42.6%), 66% femininos, idade média de 21.37(4.96, a maioria (71.1%) sem reprovações anteriores, com média de acesso de 13.19(1.19 e em que 35% estuda com regularidade e 65% só para os momentos de avaliação. Apenas 10.2% participa em atividades extracurriculares (desportivas e académicas) e 7.6% tem funções associativas. Utilizou-se o Questionário de Processos de Estudo (motivo e estratégia profundos; motivo e estratégia superficiais) e o Questionário de Satisfação Académica (institucional, curso e socio-relacional). À medida que avança o ano de curso e a idade, aumenta o motivo e estratégia profundos dos PE, que por sua vez se correlacionam positivamente com a satisfação académica. Também os que estudam com regularidade apresentam mais motivo e estratégia profundos, com superficialidade superior nos que estudam apenas para as avaliações. O envolvimento em AEC é diferenciador da satisfação com a instituição e sociorelacional. Os resultados evidenciam bons níveis de satisfação académica relacionada com os PE e envolvimento em AEC, mas participações reduzidas em AEC e baixas de estudo regular. Cabe às instituições de ensino superior fomentar essa participação, preocupando-se, igualmente, com o investimento em métodos e processos de gestão do estudo, criando ou reforçando estruturas de apoio para esse efeitopt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-3083513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7895
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdiciones de la Universidad de Castilla-La Manchapt_PT
dc.subjectProcessos de Estudopt_PT
dc.subjectSatisfação Académica,pt_PT
dc.subjectEnvolvimento Académicopt_PT
dc.titleProcessos de estudo, sucesso, envolvimento e satisfação académica.pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEspanhapt_PT
oaire.citation.endPage283pt_PT
oaire.citation.startPage275pt_PT
oaire.citation.titleEngagement de los alumnos rn la escuela: Perspectivas sociales y psicológicaspt_PT
oaire.citation.volume41pt_PT
person.familyNameFernandes
person.familyNameMendes
person.familyNameFigueiredo Martins
person.givenNameRosina
person.givenNameFrancisco
person.givenNameEmília da Conceição
person.identifier2530667
person.identifier.ciencia-idCE14-B0FC-525D
person.identifier.ciencia-id5813-44AB-188B
person.identifier.ciencia-id4119-B43E-DA69
person.identifier.orcid0000-0002-6630-9831
person.identifier.orcid0000-0001-8504-8676
person.identifier.orcid0000-0002-3438-452X
person.identifier.ridO-6559-2018
person.identifier.scopus-author-id56708107400
rcaap.cv.cienciaid4119-B43E-DA69 | Emília da Conceição Figueiredo Martins
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationf5dc54ec-af0e-44fc-a61e-deac3247c2a3
relation.isAuthorOfPublication3a6bd870-8c94-47c1-80df-7f7a9933dad1
relation.isAuthorOfPublication133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery133373f4-2886-4c2a-95d2-df14b42e0f32

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Publicacao_Engagement-Processos_estudo.pdf
Size:
6.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: