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Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português

dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.date.accessioned2023-01-31T14:17:50Z
dc.date.available2023-01-31T14:17:50Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO currículo é tema que a todos interessa. Para além de ser área de estudos e de decisão de política educativa, é ferramenta com que profissionais especializados trabalham no quotidiano das escolas e é assunto que frequentemente é abordado na opinião pública. O que é necessário que as próximas gerações aprendam é, afinal, importante para qualquer um de nós. O currículo corporiza esse conjunto de aprendizagens consideradas socialmente necessárias num dado tempo e contexto, competindo à escola organizar e garantir as referidas aprendizagens (Roldão & Almeida, 2018a). Reconhecer o currículo como socialmente construído implica reconhecer a sua função de caracterizar a escola como instituição com uma missão social específica. Ora, analisar a escola portuguesa através do currículo tem revelado um discurso de aceitação da ideia de escolas com agência curricular que, no entanto, não se concretiza, mantendo­‑se a autonomia como miragem (Sousa, 2013), apesar de políticas e medidas variadas para desafiar a tradição centralista e a ausência de autonomia curricular pelos/as professores/as e pelas escolas (Mota, 2021). A mesma hesitação foi registada na experiência de currículo regional nos Açores, onde existiu alguma dinâmica de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) antes da implementação das mais recentes políticas curriculares em Portugal (Sousa & Dinis, 2020). Mas estamos em ciclo de alteração do cenário curricular em Portugal, em que escolas e docentes voltam a ser convocados como agentes com o desígnio de criar experiências e contextos educativos culturalmente desafiantes, significativos e influentes, com vista a garantir o sucesso educativo de todos/as e de cada um/a.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFigueiredo, M. P. (2022). Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Estado da Educação 2021 (pp. 356-367). Conselho Nacional de Educação.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7593
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherConselho Nacional de Educaçãopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/estado-da-educacao/1871-estado-da-educacao-2021pt_PT
dc.subjectcurrículopt_PT
dc.subjectprofessor-investigadorpt_PT
dc.subjectconhecimento profissional específicopt_PT
dc.subjectinvestigação sobre as práticaspt_PT
dc.titleDesenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular portuguêspt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage368pt_PT
oaire.citation.startPage357pt_PT
oaire.citation.titleEstado da Educação 2021pt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
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