Publication
Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria Pacheco | |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T14:17:50Z | |
dc.date.available | 2023-01-31T14:17:50Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | O currículo é tema que a todos interessa. Para além de ser área de estudos e de decisão de política educativa, é ferramenta com que profissionais especializados trabalham no quotidiano das escolas e é assunto que frequentemente é abordado na opinião pública. O que é necessário que as próximas gerações aprendam é, afinal, importante para qualquer um de nós. O currículo corporiza esse conjunto de aprendizagens consideradas socialmente necessárias num dado tempo e contexto, competindo à escola organizar e garantir as referidas aprendizagens (Roldão & Almeida, 2018a). Reconhecer o currículo como socialmente construído implica reconhecer a sua função de caracterizar a escola como instituição com uma missão social específica. Ora, analisar a escola portuguesa através do currículo tem revelado um discurso de aceitação da ideia de escolas com agência curricular que, no entanto, não se concretiza, mantendo‑se a autonomia como miragem (Sousa, 2013), apesar de políticas e medidas variadas para desafiar a tradição centralista e a ausência de autonomia curricular pelos/as professores/as e pelas escolas (Mota, 2021). A mesma hesitação foi registada na experiência de currículo regional nos Açores, onde existiu alguma dinâmica de Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC) antes da implementação das mais recentes políticas curriculares em Portugal (Sousa & Dinis, 2020). Mas estamos em ciclo de alteração do cenário curricular em Portugal, em que escolas e docentes voltam a ser convocados como agentes com o desígnio de criar experiências e contextos educativos culturalmente desafiantes, significativos e influentes, com vista a garantir o sucesso educativo de todos/as e de cada um/a. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Figueiredo, M. P. (2022). Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português. In Conselho Nacional de Educação (Org.), Estado da Educação 2021 (pp. 356-367). Conselho Nacional de Educação. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7593 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Conselho Nacional de Educação | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/estado-da-educacao/1871-estado-da-educacao-2021 | pt_PT |
dc.subject | currículo | pt_PT |
dc.subject | professor-investigador | pt_PT |
dc.subject | conhecimento profissional específico | pt_PT |
dc.subject | investigação sobre as práticas | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento do currículo e construção de conhecimento profissional específico: uma exploração da relevância do estudo sobre as práticas docentes no contexto curricular português | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 368 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 357 | pt_PT |
oaire.citation.title | Estado da Educação 2021 | pt_PT |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- estadodaeducacao2021_mfigueiredo.pdf
- Size:
- 1.51 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: