Repository logo
 
Publication

A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal

dc.contributor.advisorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.advisorLacerda, Carla
dc.contributor.authorJaracescki, Fernanda Hammes
dc.date.accessioned2024-01-08T11:36:04Z
dc.date.available2024-01-08T11:36:04Z
dc.date.issued2023-11-11
dc.description.abstractTemáticas voltadas para a Educação Especial e Inclusiva têm-se apresentado cada dia mais presentes na sociedade. Neste contexto, o presente estudo intitulado “A gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal”, tem como objetivo principal apresentar o cenário dos sistemas educativos do Brasil e Portugal sob a temática da Educação Especial e Inclusiva. O processo de inclusão de alunos com necessidades especiais condiz a uma ação que, embora não aparente, apresenta um alto grau de complexidade. A escolha desta temática partiu da observação, mediante a cultura existente na sociedade que durante um bom período negligenciou os direitos desse público, encarando-os como inferiores e incapazes. Assim, a presente pesquisa visa através da investigação verificar as principais diferenças e semelhanças acerca dos sistemas educativos de Brasil e Portugal em relação à Educação Especial e Inclusiva, avaliando aspetos, como as leis vigentes em ambos, métodos aplicados para o ensino, formação docente, entre outros.. O estudo enquadra-se numa abordagem qualitativa, sendo utilizado como método de investigação a pesquisa documental, a partir de livros, artigos científicos, teses, monografias, documentos governamentais que respondessem ao objetivo da presente investigação. Portanto, diante da pesquisa desenvolvida, em que ambos os países apresentam grandes avanços no que concerne à educação especial e inclusiva, constata-se que o Brasil apresenta o retrocesso mais aparente através de questões como formação docente, estrutura das escolas, investimentos na área da educação, entre outros fatores, que o coloca em desvantagem mediante o cenário apresentado relativamente a Portugal.pt_PT
dc.description.abstractThemes focused on Special and Inclusive Education have become increasingly present in society. In this context, the present study entitled “Curriculum management in the promotion of inclusive practices: a comparative study between Brazil and Portugal”, has as its main objective to present the scenario of the educational systems of Brazil and Portugal under the theme of Special and Inclusive Education. The process of including students with special needs involves an action that, although not apparent, presents a high degree of complexity. The choice of this theme came from observation, through the existing culture in society, which for a long period neglected the rights of this public, viewing them as inferior and incapable. Thus, this research aims, through investigation, to verify the main differences and similarities regarding the educational systems of Brazil and Portugal in relation to Special and Inclusive Education, evaluating aspects such as the laws in force in both, methods applied to teaching, teacher training, among others. The study fits into a qualitative approach, using documentary research as an investigation method, based on books, scientific articles, theses, monographs, government documents that respond to the objective of the present investigation. Therefore, in view of the research developed, in which both countries present great advances in terms of special and inclusive education, it appears that Brazil presents the most apparent setback through issues such as teacher training, school structure, investments in the area of education, among other factors, which puts it at a disadvantage given the scenario presented in relation to Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203452860pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8142
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectCVpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectLegislationpt_PT
dc.subjectBrazilpt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.titleA gestão curricular na promoção de práticas inclusivas: um estudo comparativo entre Brasil e Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
262-Trabalho de projeto-3269-1-4-20231205.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: