Repository logo
 
Publication

Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula

dc.contributor.authorMenezes, Luís
dc.contributor.authorRibeiro, António Augusto Gaspar
dc.contributor.authormartins, ana patrícia
dc.contributor.authorGomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
dc.date.accessioned2020-01-03T15:11:10Z
dc.date.available2020-01-03T15:11:10Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste póster desenvolve-se em torno de três vértices: o humor gráfico, a Matemática e a criatividade. Neste âmbito, apresentamos o livro “Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula” desenvolvido no quadro do projeto “HUMAT: Humor in Mathematics Teaching”. Para além de apresentarmos algumas das tarefas do livro, apresentamos também o processo criativo que levou ao seu design. Em particular, abordamos o processo de seleção das tiras e cartoons, o desenho das tarefas matemáticas e as considerações de natureza didática disponibilizadas aos professores. A construção deste livro baseia-se em alguns pressupostos sobre o modo como a aprendizagem da Matemática se processa. Em primeiro lugar, acreditamos que a aprendizagem decorre do envolvimento em atividades matemáticas desafiantes e significativas. Em segundo lugar, assumimos que essa atividade matemática só resultará em aprendizagem se for refletida pelo próprio, em colaboração com outros, através da discussão. Para que esta visão da aprendizagem ocorra, é necessário que o professor proporcione aos alunos tarefas matemáticas ricas, que os levem a desenvolver as suas competências matemáticas. É neste enquadramento que surge este livro, que tira partido do humor gráfico envolvendo ideias matemáticas. Isso é feito de forma criativa e subversiva, marca do humor, convidando os alunos a pensar matematicamente para rir.pt_PT
dc.description.sponsorshipFCT/IPVpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMenezes, L., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Gomes, H. (2019). Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 282-287). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8756-24-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6087
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viana do Castelopt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectHumor Gráficopt_PT
dc.subjectTarefas matemáticaspt_PT
dc.titleHumor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aulapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViana do Castelopt_PT
oaire.citation.endPage287pt_PT
oaire.citation.startPage282pt_PT
person.familyNameMenezes
person.familyNameGaspar Ribeiro
person.familyNamemorais da fonseca martins
person.familyNamedos Santos Vasconcelos Gomes
person.givenNameLuís
person.givenNameAntónio Augusto
person.givenNameana patrícia
person.givenNameHelena Margarida
person.identifier.ciencia-id1C11-801E-A8FE
person.identifier.ciencia-idF715-9D97-CF88
person.identifier.ciencia-id1615-CFD4-B746
person.identifier.orcid0000-0002-8978-8900
person.identifier.orcid0000-0002-8413-6153
person.identifier.orcid0000-0001-7517-891X
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db
relation.isAuthorOfPublicationb4b78fc6-fe53-4285-8e96-2b8e80e7cbd3
relation.isAuthorOfPublicationdf21b7d0-dc3c-4896-bc33-1af0f4d194b7
relation.isAuthorOfPublicationc18ebff2-df72-4a11-95f8-be6a80f73eb0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
cria19_post_menezes e outros.pdf
Size:
467.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: