Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
cria19_post_menezes e outros.pdf467.75 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este póster desenvolve-se em torno de três vértices: o humor gráfico, a Matemática e a criatividade. Neste âmbito, apresentamos o livro “Humor no ensino da Matemática: tarefas para a sala de aula” desenvolvido no quadro do projeto “HUMAT: Humor in Mathematics Teaching”. Para além de apresentarmos algumas das tarefas do livro, apresentamos também o processo criativo que levou ao seu design. Em particular, abordamos o processo de seleção das tiras e cartoons, o desenho das tarefas matemáticas e as considerações de natureza didática disponibilizadas aos professores. A construção deste livro baseia-se em alguns pressupostos sobre o modo como a aprendizagem da Matemática se processa. Em primeiro lugar, acreditamos que a aprendizagem decorre do envolvimento em atividades matemáticas desafiantes e significativas. Em segundo lugar, assumimos que essa atividade matemática só resultará em aprendizagem se for refletida pelo próprio, em colaboração com outros, através da discussão. Para que esta visão da aprendizagem ocorra, é necessário que o professor proporcione aos alunos tarefas matemáticas ricas, que os levem a desenvolver as suas competências matemáticas. É neste enquadramento que surge este livro, que tira partido do humor gráfico envolvendo ideias matemáticas. Isso é feito de forma criativa e subversiva, marca do humor, convidando os alunos a pensar matematicamente para rir.

Description

Keywords

Ensino da Matemática Humor Gráfico Tarefas matemáticas

Citation

Menezes, L., Ribeiro, A., Martins, A. P., & Gomes, H. (2019). Humor gráfico no ensino da Matemática: Uma proposta para a sala de aula. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 282-287). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue