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Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2020-11-02T15:14:54Z | |
dc.date.available | 2020-11-02T15:14:54Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Educação e literatura entrelaçam-se num processo dinâmico de indagações múltiplas, instigadoras da liberdade. Em tempos de revisões sobre o tempo, tal processo ganha maior relevância, possibilitando repensar as relações intergeracionais através do acolhimento do texto literário, em distintos contextos. A literatura para a infância, mormente o livro-álbum contemporâneo, faculta-nos, através de percursos multifacetados, esteios que promovem essa reflexão. Nesta comunicação, tendo como recurso os livros-álbum A ilha do avô, de Benji Davies (2017) e À procura de ontem, de Alison Jay (2020), guiam-nos os seguintes objetivos: i) indagar modos de representação das relações intergeracionais e suas repercussões na criação de laços de empatia com os leitores; ii) refletir sobre os contributos dos livros-álbum selecionados para o redimensionar da educação para a cidadania enquanto geradora de reencontros com Outros, acolhendo-os; iii) rever o modo como os avós podem assumir um caráter versátil e multifacetado, partilhando caminhadas solidárias com os netos, repercutindo-se, mutuamente, nos percursos de ambos. O enquadramento teórico desta reflexão centra-se no papel atual da literatura para a infância na Educação, considerando a Estratégia nacional de educação para a cidadania (Ministério da Educação, 2017), em articulação com o Referencial de educação para o desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Torres el al, 2016). Concluímos que a fruição na leitura proporcionada pelos livros-álbum se plasma nos mo(vi)mentos de liberdade concedidos aos leitores, através das demoras na imaginação que ambos lhes oferecem. A relação feliz com os avós e harmonia daí resultante instiga cumplicidades que garantem a liberdade de sonhar, morada perene da intergeracionalidade que percorre, aqui, itinerários de ternura, instaurando a conciliação do texto literário com valores intemporais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2020). Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância. XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Livro de resumos, pp. 147-148. Lisboa: SPCE | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-95390-2-0 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6395 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.subject | Educação | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Intergeracionalidade | pt_PT |
dc.title | Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infância | pt_PT |
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oaire.citation.title | XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
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person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
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- Livro_Resumos_SPCE_Melão_2020.pdf
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