Repository logo
 
Publication

LGP em contexto de Educação Pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de histórias

dc.contributor.authorAlves, Sabrina
dc.contributor.authorSilva, Ana Isabel
dc.date.accessioned2020-01-21T16:44:21Z
dc.date.available2020-01-21T16:44:21Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractO póster que apresentamos resulta de uma investigação realizada, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.º Ciclo do ensino Básico (1.º CEB), com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos. Nesta investigação, apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP. Procuramos em ambos os grupos compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de EPE, com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Propomos: (a) caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias; (b) analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Selecionámos o título “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins e uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história. A ambos os grupos, a história foi contada, primeiro em LGP, sem recurso às ilustrações, e depois recorrendo às mesmas. Observámos três crianças de diferentes idades em cada grupo, tendo em consideração alguns dos indicadores referenciados no Manual do DQP (2009). Sendo eles, concentração, energia, expressão facial e postura, persistência, tempo de reação e linguagem. Verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado no 1.º momento (conto da história em LGP), sendo que o envolvimento foi progressivamente diminuindo no 2.º momento (conto da história com as ilustrações), essencialmente nas crianças de três anos. No que diz respeito ao segundo objetivo, propusemos a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitámos a algumas delas o reconto oral da mesma. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. O reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história com recurso a vocabulário em LGP. A maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. No reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. Porém, estas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6118
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectCompreensão em LGPpt_PT
dc.subjectLiteratura para a Infânciapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.titleLGP em contexto de Educação Pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de históriaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortopt_PT
oaire.citation.endPage116pt_PT
oaire.citation.startPage114pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do I Encontro Nacional Da formação linguística às práticas educativas na Educação de Infância e no Ensino Básicopt_PT
person.familyNameSilva
person.givenNameAna Isabel
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery4e19bc88-ab38-4a20-8bce-629201bb8e55

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
ENFL_Alves&Silva.pdf
Size:
278.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
poster ENFL ( Sabrina Alves e Ana Isabel Silva) (Ana Isabel Silva).pdf
Size:
920.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: