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Abstract(s)
O póster que apresentamos resulta de uma investigação realizada, no âmbito do Mestrado em Educação pré-escolar (EPE) e Professores do 1.º Ciclo do ensino Básico (1.º CEB), com dois grupos de crianças em idade pré-escolar de diferentes estabelecimentos educativos. Nesta investigação, apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP. Procuramos em ambos os grupos compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de EPE, com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias.
Propomos: (a) caracterizar o grau envolvimento das crianças face à utilização da LGP no conto de histórias; (b) analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Selecionámos o título “O passeio da D. Rosa” de Pat Hutchins e uma grelha de observação do Manual de Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (2009) para descrever o envolvimento das crianças no momento do conto desta história. A ambos os grupos, a história foi contada, primeiro em LGP, sem recurso às ilustrações, e depois recorrendo às mesmas. Observámos três crianças de diferentes idades em cada grupo, tendo em consideração alguns dos indicadores referenciados no Manual do DQP (2009). Sendo eles, concentração, energia, expressão facial e postura, persistência, tempo de reação e linguagem. Verificou-se que a maior parte das crianças atingiu níveis de envolvimento elevado no 1.º momento (conto da história em LGP), sendo que o envolvimento foi progressivamente diminuindo no 2.º momento (conto da história com as ilustrações), essencialmente nas crianças de três anos. No que diz respeito ao segundo objetivo, propusemos a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e solicitámos a algumas delas o reconto oral da mesma. Os desenhos possibilitaram aferir uma perspetiva global da compreensão da história pelas crianças, bem como o conhecimento dos elementos mais significativos por elas evidenciados. O reconto oral permitiu analisar a compreensão das crianças sobre a história com recurso a vocabulário em LGP. A maior parte das crianças desenharam momentos da história, evidenciando ter compreendido a narrativa. No reconto da história verificou-se que as crianças, com conhecimentos prévios de LGP, recorreram com facilidade a vocabulário desta língua. Porém, estas crianças manifestaram algumas dificuldades em compreender a relação existente entre as personagens da história.
Description
Keywords
Compreensão em LGP Literatura para a Infância Educação Pré-Escolar
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Publisher
Instituto Politécnico do Porto, Escola Superior de Educação