Repository logo
 
Publication

Uma Questão de Design de Comunicação

dc.contributor.authorRodrigues, Paula
dc.date.accessioned2011-01-31T20:17:26Z
dc.date.available2011-01-31T20:17:26Z
dc.date.issued2002-01
dc.description.abstractMultimédia, publicações on line, Internet, de facto aqui a novidade está na forma, e, até porque assim é, vamos tentar ir ao fundo da questão. Comunicação parece-nos a palavra chave. Transmissão - podendo ser em ‘directo’ e com alcance global - de informação da mais variada ordem, com possibilidade de integração de texto escrito, imagem e som, numa mesma mensagem. Características que não deixam de por em causa referenciais tão ‘humanos’ como tempo, espaço físico e contactos pessoais, bem como a materialização das mensagens divulgadas através destes novos e globais meios de comunicação/informação. "Once upon a time things were a lot simpler. Telephone signals ran on telephone wires and radio signals were carried on radio waves. Now, however, those wires and cables are having to work a bit harder. […] It is the computer that has enabled this sharing to take place. It can reduce text, sound and images to a similar digital form wich can share the same wire. This also provides the bases for the convergence of business that use text, sound and images. […] The convergence of previously discrete forms of communication is giving rise to new media". (Come Together. «Design» - Outubro 1992) Dada a sua extraordinária amplitude, até porque é resultado de formas de comunicação outrora independentes ou, quando muito, complementares, não pretendemos tratar de forma exaustiva o multimédia e as diversas problemáticas relacionadas com a Internet. Vamos, sim, tentar focalizar a nossa abordagem na temática da comunicação, nomeadamente nas questões que advêm da nossa relação com a ‘mensagem’ cujo suporte é o monitor da computador pessoal. Justificamos a opção de tentar explorar um pouco a problemática do ‘interface’ porque, por um lado, a nossa formação de base é ‘Design de Comunicação’, e, por outro, parece-nos que do ponto de vista dos utilizadores do computador pessoal subsistem inúmeros problemas de comunicação, nomeadamente de comunicação visual, que poderiam e deveriam ser resolvidos com uma maior intervenção dos designers na concepção/produção dos diversos ‘objectos’ envolvidos neste tipo de comunicação, i.e. desde CD’s a páginas da Internet, passando pelas barras de ‘scroll’ dos programas. Procuraremos interligar, estabelecer ‘links’, para usar o jargão adequado, a actual revolução na comunicação entre seres humanos e o que se passou aquando da ampla difusão dos chamados ‘mass media’, limitando grandemente a nossa abordagem à problemática das artes visuais e do design de comunicação.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/630
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries25;
dc.subjectDesign de comunicaçãopor
dc.titleUma Questão de Design de Comunicaçãopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Uma Questão de Design de Comunicação.pdf
Size:
306.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: