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O tempo das crianças entre a escola e a família

dc.contributor.authorRocha, João
dc.contributor.authorPacheco Figueiredo, Maria
dc.contributor.authorMendes, Adrianaen_US
dc.date.accessioned2020-10-21T12:59:17Z
dc.date.available2020-10-21T12:59:17Z
dc.date.issued2019-04-11en_US
dc.date.updated2020-09-18T15:47:46Z
dc.description.abstractAtualmente, as crianças passam grande parte do seu tempo na escola e, no final das aulas, frequentam outras atividades com um formato semelhante, restandolhes pouco tempo para fazer o que gostam (Moreira, 2010; Nídio, 2012). Podemos afirmar que o tempo da criança apresenta bastantes semelhanças com o tempo do adulto, em termos de número de horas passadas em atividades que lhes são impostas. A ocupação do tempo da criança é, ainda, na maioria das vezes, dependente do trabalho dos adultos e das suas rotinas (Moreira, 2010). Face a esta problemática, procedemos a um estudo sobre como é que as crianças perspetivam a gestão do seu tempo, a partir da recolha de dados junto dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade de uma escola pública de Viseu. Indagámos, a partir de um inquérito por entrevista aplicado individualmente aos alunos, acerca das atividades que estes realizam durante a semana e durante o fim de semana, tentando perceber de que forma os tempos livres são ocupados e como é que gostariam de os ocupar, tendo em atenção as suas perspetivas. A partir da análise dos dados recolhidos, podemos concluir que o tempo das crianças ao longo da semana é maioritariamente institucionalizado, pois a maioria dos alunos frequenta as atividades de tempo livre (ATL) após as aulas e, ainda, outras atividades extracurriculares como futebol, natação, dança, música, entre outras. Desta forma, como Neto (2017) afirma, as crianças trabalham mais horas do que as destinadas ao adulto. Ao fim de semana, por sua vez, o tempo dos inquiridos é principalmente não institucionalizado, no entanto existem crianças que frequentam atividades extracurriculares neste período. Dado o preenchimento do seu dia-a-dia, as crianças assumem que gostariam de ter mais tempo para brincar e estar com a família. Para além disso, a maioria das crianças gostava de alterar a forma como o seu dia está organizado, nomeadamente no que diz respeito à organização do tempo escolar e às atividades de lazer/tempo livre.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.isbn978-989-54036-5-3en_US
dc.identifier.slugcv-prod-1995040
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6388
dc.language.isoN/Apor
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseuen_US
dc.subject1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.subjectescolapt_PT
dc.subjectfamíliapt_PT
dc.subjecttempopt_PT
dc.titleO tempo das crianças entre a escola e a famíliaen_US
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dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalen_US
oaire.citation.endPage184
oaire.citation.startPage172
oaire.citation.titleLivro de resumos: Olhares sobre a Educação 7en_US
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person.givenNameJoão
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person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
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