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Advisor(s)
Abstract(s)
Atualmente, as crianças passam grande parte do seu tempo na escola e, no
final das aulas, frequentam outras atividades com um formato semelhante, restandolhes pouco tempo para fazer o que gostam (Moreira, 2010; Nídio, 2012). Podemos
afirmar que o tempo da criança apresenta bastantes semelhanças com o tempo do
adulto, em termos de número de horas passadas em atividades que lhes são impostas.
A ocupação do tempo da criança é, ainda, na maioria das vezes, dependente do trabalho
dos adultos e das suas rotinas (Moreira, 2010). Face a esta problemática, procedemos a
um estudo sobre como é que as crianças perspetivam a gestão do seu tempo, a partir
da recolha de dados junto dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade de uma
escola pública de Viseu. Indagámos, a partir de um inquérito por entrevista aplicado
individualmente aos alunos, acerca das atividades que estes realizam durante a semana
e durante o fim de semana, tentando perceber de que forma os tempos livres são
ocupados e como é que gostariam de os ocupar, tendo em atenção as suas perspetivas.
A partir da análise dos dados recolhidos, podemos concluir que o tempo das crianças ao
longo da semana é maioritariamente institucionalizado, pois a maioria dos alunos
frequenta as atividades de tempo livre (ATL) após as aulas e, ainda, outras atividades
extracurriculares como futebol, natação, dança, música, entre outras. Desta forma,
como Neto (2017) afirma, as crianças trabalham mais horas do que as destinadas ao
adulto. Ao fim de semana, por sua vez, o tempo dos inquiridos é principalmente não
institucionalizado, no entanto existem crianças que frequentam atividades
extracurriculares neste período. Dado o preenchimento do seu dia-a-dia, as crianças
assumem que gostariam de ter mais tempo para brincar e estar com a família. Para além
disso, a maioria das crianças gostava de alterar a forma como o seu dia está organizado,
nomeadamente no que diz respeito à organização do tempo escolar e às atividades de
lazer/tempo livre.
Description
Keywords
1.º ciclo do ensino básico escola família tempo
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação de Viseu