Repository logo
 
Publication

Sensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológica

dc.contributor.advisorGomes, António Ferreira
dc.contributor.advisorSouto e Melo, Ana Luísa
dc.contributor.authorPereira, Sara Maria Miguel
dc.date.accessioned2014-02-06T09:15:18Z
dc.date.available2014-02-06T09:15:18Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractCom a presente investigação pretendemos, por um lado, saber se os alunos são sensibilizados para a arte na disciplina de Educação Visual e Tecnológica (EVT); por outro lado, averiguar sobre as atividades desenvolvidas na disciplina para promover esta sensibilização. Neste sentido, no enquadramento teórico refletimos sobre a importância da arte para o desenvolvimento integral da criança, no âmbito dos pressupostos da Educação pela Arte, desenvolvendo também as suas bases psicopedagógicas. Analisámos, ainda, a disciplina de EVT no âmbito do currículo nacional do ensino básico e o seu contributo para a sensibilização artística. Trata-se de uma investigação qualitativa, um estudo de casos comparativo entre três escolas do ensino básico do concelho de Viseu. Para tal, realizámos entrevistas em grupo a alunos e professores das referidas escolas. A técnica utilizada no tratamento dos dados recolhidos foi a análise de conteúdo. Os resultados mostram que os alunos, no geral, são sensibilizados para a arte. Relativamente às atividades desenvolvidas pelos professores, no âmbito da sensibilização para a arte, estes referiram desenvolver as seguintes unidades de trabalho: a cor, o desenho do rosto e do corpo humano, o património, o módulo/padrão, a geometria, técnicas e materiais. Sendo de realçar que, de uma maneira geral, os docentes entrevistados referiram que, no âmbito da abordagem dos conteúdos referidos, os alunos estudam artistas plásticos e obras de artepor
dc.description.abstractAbstract In this research we intend, firstly, if the students are aware of the art in the subject of Visual and Technological Education (VTE), and secondly, to determine which activities are used in this subject to promote knowledge in this substance. In this sense, the theoretical framework we reflect on the importance of art for the development of the child, under the assumptions of Education through Art, also developing their psycho bases. We investigated also the subject of VTE within the national curriculum of basic education and its contribution to the artistic perception. This is a qualitative research, a case of study, comparing three primary schools in the municipality of Viseu. For these propose, we conducted group interviews with students and teachers of these schools. The technique used in the treatment of the data collected was content analysis. The results show that students in general are sensitive to art. Concerning the activities developed by teachers, within the awareness of the art, mentioned to develop the following units of work: the colour, the design of face and body, the heritage, the module / pattern, geometry, materials and techniques. Is significant that, in general, the teachers interviewed described that ,under the approach of the content above, students study artists and artworks.por
dc.identifier.tid201216566
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2019
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectEducação Visual e Tecnológicapor
dc.subjectEducação pela Artepor
dc.subjectSensibilização para a artepor
dc.titleSensibilização para a arte na disciplina de educação visual e tecnológicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
No Thumbnail Available
Name:
capa_ relatorio.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
folha_rosto_relatorio.pdf
Size:
2.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
relatorio_final_estagio_sara_pereira_6973_EVT.pdf
Size:
1.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: