Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A valorização geral da educação física nos professores do

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EF1ciclo.pdf206.92 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste trabalho apresenta-se o estudo da valorização geral que os professores do 1º ciclo do ensino básico dão à área da EF no seu ciclo de ensino (Expressão e Educação Físico-Motora - EEFM). Como conclusão mais importante encontra-se uma contradição valorizativa entre o discurso “especializado em EF” (o dos professores de EF), que defende predominantemente o regime de monodocência no 1º ciclo, e o discurso “não especializado em EF” (o dos professores do 1º ciclo) que defende a substituição por um especialista na área. A EF, em termos conceptuais, surge bastante valorizada pelos professores do 1º ciclo, mas, do ponto de vista da sua leccionação de acordo com os programas existentes, nota-se uma valorização reduzida. Os professores valorizam uma EF metodologicamente ligada às actividades lúdico-desportivas de complemento curricular, embora conceptualmente defendam uma abordagem regular, curricular e obrigatória. Por outro lado, fica evidente a falta de segurança sentida na sua formação para a abordagem à EF, o que os leva a defender modelos de intervenção negligentes na autonomia e responsabilidade pela sua leccionação: defendem a substituição e coadjuvação com um professor especialista na área, afastando-se claramente do regime de monodocência. A terminar, elogia-se o modelo da coadjuvação formativa planeada como ponto de partida para a mudança que urge construir na “Escola Básica”.

Description

Keywords

Educação Física Primeiro Ciclo Ensino Básico Educação Infância

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Câmara Municipal de Oeiras

CC License