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Authors
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Abstract(s)
Neste trabalho apresenta-se o estudo da valorização geral que os professores
do 1º ciclo do ensino básico dão à área da EF no seu ciclo de ensino (Expressão e Educação Físico-Motora - EEFM).
Como conclusão mais importante encontra-se uma contradição valorizativa entre o discurso “especializado em EF” (o dos professores de EF), que defende predominantemente o regime de monodocência no 1º ciclo, e o discurso “não especializado em EF” (o dos professores do 1º ciclo) que defende a substituição por um especialista na área.
A EF, em termos conceptuais, surge bastante valorizada pelos professores do 1º
ciclo, mas, do ponto de vista da sua leccionação de acordo com os programas existentes, nota-se uma valorização reduzida. Os professores valorizam uma EF
metodologicamente ligada às actividades lúdico-desportivas de complemento curricular,
embora conceptualmente defendam uma abordagem regular, curricular e obrigatória. Por outro lado, fica evidente a falta de segurança sentida na sua formação para a abordagem à EF, o que os leva a defender modelos de intervenção negligentes na autonomia e responsabilidade pela sua leccionação: defendem a substituição e coadjuvação com um professor especialista na área, afastando-se claramente do regime de monodocência.
A terminar, elogia-se o modelo da coadjuvação formativa planeada como ponto
de partida para a mudança que urge construir na “Escola Básica”.
Description
Keywords
Educação Física Primeiro Ciclo Ensino Básico Educação Infância
Citation
Publisher
Câmara Municipal de Oeiras