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ESEV - DCDM - Capítulo em obra nacional, como autor

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  • As perceções dos futuros professores de Educação Física sobre a sua influência social
    Publication . Albuquerque, Alberto; Teixeira, Ricardo; Lima, Ricardo; José Miranda Gonçalves, Francisco; Resende, Rui
  • A influência do rendimento dos atletas do desporto escolar no treino desportivo
    Publication . Teixeira, Daniel; Teixeira, José; Veloso, Manuel; José Miranda Gonçalves, Francisco
    O Desporto constitui um dos fenómenos sociais com maior impacto na nossa sociedade e a sua prática, correctamente desenvolvida, representa uma importante fonte de valorização das pessoas e da sua qualidade de vida. Contudo, a sua situação em Portugal poderá adivinhar-se difícil, devido à problemática situação dos clubes e associações que, desprovidos de recursos humanos, físicos, materiais e com a inexistência de instalações desportivas adequadas para a prática desportiva diária dos seus cidadãos, resulta cada vez mais, em acentuados défices na formação desportiva das crianças e jovens em contexto escolar (Sousa, 2006).
  • O Karaté Infantil e o Desenvolvimento Lúdico
    Publication . Figueiredo, Abel
    Neste trabalho, o autor apresenta as bases metodológicas do Karaté Infantil, explorando o desenvolvimento do sentido lúdico da criança. É um trabalho focado na compreensão do desenvolvimento lúdico integrando uma dimensão explicativa do Jogo baseada em categorizações diversas com destaque para Piaget.
  • A valorização geral da educação física nos professores do
    Publication . Figueiredo, Abel
    Neste trabalho apresenta-se o estudo da valorização geral que os professores do 1º ciclo do ensino básico dão à área da EF no seu ciclo de ensino (Expressão e Educação Físico-Motora - EEFM). Como conclusão mais importante encontra-se uma contradição valorizativa entre o discurso “especializado em EF” (o dos professores de EF), que defende predominantemente o regime de monodocência no 1º ciclo, e o discurso “não especializado em EF” (o dos professores do 1º ciclo) que defende a substituição por um especialista na área. A EF, em termos conceptuais, surge bastante valorizada pelos professores do 1º ciclo, mas, do ponto de vista da sua leccionação de acordo com os programas existentes, nota-se uma valorização reduzida. Os professores valorizam uma EF metodologicamente ligada às actividades lúdico-desportivas de complemento curricular, embora conceptualmente defendam uma abordagem regular, curricular e obrigatória. Por outro lado, fica evidente a falta de segurança sentida na sua formação para a abordagem à EF, o que os leva a defender modelos de intervenção negligentes na autonomia e responsabilidade pela sua leccionação: defendem a substituição e coadjuvação com um professor especialista na área, afastando-se claramente do regime de monodocência. A terminar, elogia-se o modelo da coadjuvação formativa planeada como ponto de partida para a mudança que urge construir na “Escola Básica”.