Repository logo
 
Publication

Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB

dc.contributor.authorRocha, João
dc.contributor.editorFernando, Martinsen_US
dc.contributor.editorLuís, Motaen_US
dc.contributor.editorSílvia, Espadaen_US
dc.date.accessioned2021-01-25T10:10:31Z
dc.date.available2021-01-25T10:10:31Z
dc.date.issued2020
dc.date.updated2021-01-23T17:27:31Z
dc.description.abstractO presente artigo dá a conhecer um estudo enquadrado na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, de que resultou a construção de conhecimento no âmbito da supervisão, tendo como finalidade a identificação da possível emergência de um novo modelo de supervisão nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para tal, estruturámos o artigo, partindo de uma contextualização teórica, a que presidiu a intenção de clarificação das interdependências que guiam o estudo, correspondentes ao tríptico, formação inicial de professores do 1.o CEB, supervisão pedagógica e Prática de Ensino Supervisionada (PES). Salientamos que não foi esquecido, porém, tendo em vista um quadro de referência compreensivo, integrador e construtivista, a alusão, de forma breve, aos modelos de supervisão. Sequencialmente, apresentamos o projeto de investigação, situando-nos no problema e no objetivo do estudo, tomando como questão de partida, quais as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB? e, como principal objetivo, identificar e analisar as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB. Posicionamos, igualmente, o nosso olhar na identificação dos participantes, na metodologia de análise de dados, que nos permitiu atingir o objetivo proposto, uma abordagem qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por entrevista e; finalizamos, com a apresentação dos resultados e das conclusões do estudo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96927-4-9
dc.identifier.slugcv-prod-2139508
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6551
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educaçãopt_PT
dc.subjectsupervisãopt_PT
dc.subjecteducaçãopt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectmodelos de supervisãopt_PT
dc.titleUm modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEBpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage38pt_PT
oaire.citation.startPage24pt_PT
oaire.citation.titleA Formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadaspt_PT
person.familyNameRocha
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.cv.cienciaidF214-E725-4B51 | João Rocha
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ebook_EIPE_2021_ESEC.pdf
Size:
2.56 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: