dc.contributor.author | Rocha, João | |
dc.contributor.editor | Fernando, Martins | en_US |
dc.contributor.editor | Luís, Mota | en_US |
dc.contributor.editor | Sílvia, Espada | en_US |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T10:10:31Z | |
dc.date.available | 2021-01-25T10:10:31Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.date.updated | 2021-01-23T17:27:31Z | |
dc.description.abstract | O presente artigo dá a conhecer um estudo enquadrado na atual conjuntura de transição paradigmática e de complexidade, de que resultou a construção de conhecimento no âmbito da supervisão, tendo como finalidade a identificação da possível emergência de um novo modelo de supervisão nos discursos sobre a supervisão, perspetivado para uma maior qualificação dos futuros profissionais do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Para tal, estruturámos o artigo, partindo de uma contextualização teórica, a que presidiu a intenção de clarificação das interdependências que guiam o estudo, correspondentes ao tríptico, formação inicial de professores do 1.o CEB, supervisão pedagógica e Prática de Ensino Supervisionada (PES). Salientamos que não foi esquecido, porém, tendo em vista um quadro de referência compreensivo, integrador e construtivista, a alusão, de forma breve, aos modelos de supervisão. Sequencialmente, apresentamos o projeto de investigação, situando-nos no problema e no objetivo do estudo, tomando como questão de partida, quais as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB? e, como principal objetivo, identificar e analisar as perspetivas que responsáveis educativos e especialistas nacionais de supervisão têm sobre um modelo emergente de supervisão para a formação inicial de professores do 1.o CEB. Posicionamos, igualmente, o nosso olhar na identificação dos participantes, na metodologia de análise de dados, que nos permitiu atingir o objetivo proposto, uma abordagem qualitativa, relacionada com o paradigma fenomenológico-interpretativo, utilizando como técnica de recolha de dados, o inquérito por entrevista e; finalizamos, com a apresentação dos resultados e das conclusões do estudo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-96927-4-9 | |
dc.identifier.slug | cv-prod-2139508 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6551 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Coimbra. Escola Superior de Educação | pt_PT |
dc.subject | supervisão | pt_PT |
dc.subject | educação | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | modelos de supervisão | pt_PT |
dc.title | Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 38 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 24 | pt_PT |
oaire.citation.title | A Formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas | pt_PT |
person.familyName | Rocha | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | F214-E725-4B51 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0454-5038 | |
rcaap.cv.cienciaid | F214-E725-4B51 | João Rocha | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472 | |
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