Repository logo
 
Publication

Intervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o espaço exterior natural e a aprendizagem da Geologia na Educação Pré-Escolar

dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel
dc.contributor.authorRodrigues, Daniela Alexandra da Costa
dc.date.accessioned2025-10-09T12:56:44Z
dc.date.available2025-10-09T12:56:44Z
dc.date.issued2025-05-15
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reflete o percurso de aprendizagem através de uma apreciação crítica das competências desenvolvidas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar. Paralelamente, evidencia o trabalho de investigação com o objetivo de compreender o potencial da utilização de um espaço exterior natural da cidade de Viseu, para a aprendizagem de conceitos relacionados com Geologia. O estudo seguiu uma abordagem de natureza qualitativa, onde se pretendeu evidenciar a importância do contacto com a natureza para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, especialmente no âmbito da Geologia. Para tal, realizouse um conjunto de observações durante a exploração, por um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, de um espaço natural da cidade de Viseu. Os resultados obtidos demonstraram que o espaço natural proporcionou um ambiente estimulante, onde as crianças tiveram a oportunidade de desenvolver aprendizagens de forma prática e significativa para as mesmas. A exploração sensorial e lúdica, bem como a curiosidade despertada pelo contacto direto com os elementos geológicos, promoveram uma aprendizagem ativa de conceitos relacionados com a Geologia. Deste modo, ressaltou o potencial destes espaços naturais na exploração e aprendizagem de conceitos na área da Geologia.por
dc.description.abstractThe Final Internship Report, developed as part of the Master's Degree in Pre-School Education and Primary School Teaching, reflects the learning process through a critical appraisal of the skills developed during the Supervised Teaching Practice in Primary School and Pre-School Education. At the same time, it highlights the research work aimed at understanding the potential of using a natural outdoor space in the city of Viseu to learn concepts related to Geology. The study followed a qualitative approach, which sought to highlight the importance of contact with nature for children's development and learning, especially in the teaching of Geology. To this end, a series of observations were made during the exploration of a natural space in the city of Viseu by a group of pre-school. The results showed that the natural space provided a stimulating environment where the children had the opportunity to develop their learning in a practical and meaningful way. Sensory and playful exploration, as well as the curiosity provoked by direct contact with geological elements, promoted active and learning of concepts related to Geology. This highlighted the potential of these natural spaces for exploring and learning concepts in the area of Geology.por
dc.identifier.tid204013461
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/9473
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEducação Pré-Escolar
dc.subjectGeologia
dc.subjectEspaço Exterior
dc.subjectNatureza
dc.subjectEarly Childhood education
dc.subjectGeology
dc.subjectOutdoor Space
dc.subjectNature
dc.titleIntervenção pedagógica em Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: o espaço exterior natural e a aprendizagem da Geologia na Educação Pré-Escolar
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
549-Relatorio final-4765-1-4-20250526.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: