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A Educação para a Cidadania Global (ECG) tem vindo a assumir destaque crescente no âmbito das práticas educativas da atualidade. Nesta reflexão, procuramos dar-lhe voz, incrementando a relevância da sua escuta, no âmbito do ensino da língua portuguesa. Para tal, percorremos dois livros-álbum contemporâneos, procurando mostrar como se instituem enquanto matéria privilegiada de acolhimento da língua, em conjugação com as ilustrações.
O enquadramento teórico e curricular do artigo contempla: i) relatórios internacionais sobre a ECG e a "reimaginação" do futuro da educação; ii) as Aprendizagens Essenciais (1.º Ciclo de Ensino Básico – português), reportando-se ao currículo escolar, em Portugal; iii) o papel dos livros-álbum para alimentar a ECG.
Traçamos como objetivos: i) investigar o potencial dos livros-álbum enquanto promotores de fruição estética que pode abrir caminhos à compreensão e à valorização da empatia, do cuidado e da solidariedade, em harmonia com a Natureza; ii) partilhar propostas de leituras que contribuam para renovar a relevância da valorização permanente da alteridade, enquanto alicerce do bem comum; iii) indagar formas de compreensão e de promoção da ECG nas veredas do ensino da língua, por via da literatura para a infância, no incremento da Educação Literária.
Concluímos que o livro-álbum contemporâneo pode ter um papel preponderante no âmbito da compreensão de valores e no germinar de atitudes que potenciem cuidar dos outros, como perene exercício cívico que contribui para construir futuros da Educação que assentem na prossecução do bem comum.
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Keywords
Educação para a cidadania global Literatura para a infância Livro-álbum Ensino do português
Citation
Melão, D. (2022). “Terra azul, lua laranja”: cuidar da Educação para a Cidadania Global nas veredas da literatura. In L. Mesquita e C. M. Sá (Coord.) Educação em línguas e cidadania global: mapeando caminhos e possibilidades de ação (pp. 23-35). UA Editora.