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Advisor(s)
Abstract(s)
O trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo
avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência
Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com
crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta
perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência
Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros
podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação
Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do
desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na
construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior
eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo
epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi
constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130
professores do género feminino e 5 professores do género masculino de
Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os
principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se
verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à
Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na
Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos
valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos
indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.
Description
Keywords
Inteligência emocional professores Educação Especial
Citation
Publisher
Edição do Instituto Superior Politécnico de Gaya