Publication
Alfabetização emocional de professores de Educação Especial
dc.contributor.author | Campos, Sofia | |
dc.contributor.author | Martins, Rosa | |
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T11:39:00Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T11:39:00Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-8182-15-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4344 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Edição do Instituto Superior Politécnico de Gaya | pt_PT |
dc.subject | Inteligência emocional | pt_PT |
dc.subject | professores | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.title | Alfabetização emocional de professores de Educação Especial | pt_PT |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Gaia, Instituto Superior Politécnico de Gaya | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 41 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos do I Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticas | pt_PT |
person.familyName | Margarida Campos | |
person.givenName | Sofia | |
person.identifier | 1215605 | |
person.identifier.ciencia-id | B11D-134D-9223 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4696-3537 | |
person.identifier.rid | Q-4960-2018 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57204888708 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | workingPaper | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8-2013-Cong. Psic. Ed. Cult.-Abstract_alfabet.pdf
- Size:
- 691.61 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: