Repository logo
 
Publication

Alfabetização emocional de professores de Educação Especial

dc.contributor.authorCampos, Sofia
dc.contributor.authorMartins, Rosa
dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-02-02T11:39:00Z
dc.date.available2017-02-02T11:39:00Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO trabalho que desenvolvemos tem como principal objectivo avaliar o contributo da Alfabetização Emocional para a Inteligência Emocional de Professores de Educação Especial que trabalham com crianças e jovens portadoras de deficiência nas Escolas. Nesta perspectiva, pretende-se perceber como é que as variáveis Consciência Emocional, Expressão Emocional e Consciência Emocional dos Outros podem influenciar a Inteligência Emocional dos docentes de Educação Especial, para que deste modo possamos compreender a importância do desenvolvimento deste conceito na autogestão das emoções e na construção de relações inter e intra pessoais, que levem a uma maior eficácia destes profissionais dentro da escola. É um estudo epidemiológico, transversal correlacional e descritivo. A amostra foi constituída por um total de 135 indivíduos que correspondem a 130 professores do género feminino e 5 professores do género masculino de Educação Especial. Foi aplicada uma Escala de Inteligência Emocional. Os principais resultados revelam que ao nível da dimensão Alfabetização, se verifica que o factor com valores mais elevados corresponde à Consciência Emocional dos Outros (68,89%), valores médios na Consciência Emocional (57,78%), na Expressão Emocional encontramos valores de vulnerabilidade (34,81%), havendo ainda 26,67% dos indivíduos da amostra que requerem atenção neste último fator.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8182-15-1
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4344
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdição do Instituto Superior Politécnico de Gayapt_PT
dc.subjectInteligência emocionalpt_PT
dc.subjectprofessorespt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.titleAlfabetização emocional de professores de Educação Especialpt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGaia, Instituto Superior Politécnico de Gayapt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos do I Congresso Internacional de Psicologia, Educação e Cultura. Desafios Sociais e Educação: culturas e práticaspt_PT
person.familyNameMargarida Campos
person.givenNameSofia
person.identifier1215605
person.identifier.ciencia-idB11D-134D-9223
person.identifier.orcid0000-0002-4696-3537
person.identifier.ridQ-4960-2018
person.identifier.scopus-author-id57204888708
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT
relation.isAuthorOfPublication860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery860b49d8-e4e0-4805-a8d3-926d4832a99b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8-2013-Cong. Psic. Ed. Cult.-Abstract_alfabet.pdf
Size:
691.61 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: