Publication
Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico
dc.contributor.author | Ribeiro, Esperança Jales | |
dc.contributor.author | Dos santos alves, Ana | |
dc.contributor.author | Lourenço, Daniela | |
dc.contributor.author | Ernesto, Teresa | |
dc.contributor.author | Geraldo, Gervita | |
dc.date.accessioned | 2019-08-06T14:28:39Z | |
dc.date.available | 2019-08-06T14:28:39Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O plano de estudos da licenciatura em Educação Básica consagra quatro espaços de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A unidade curricular (UC) de IPP I inaugura esta componente de formação, permitindo ao formando a imersão em contextos educativos não formais/não escolares, centrando as suas tarefas na observação/ avaliação, interação socioeducativa e registo. Pretende-se desta forma potenciar nos alunos a aquisição de competências pessoais, sociais e de iniciação à prática profissional, assim como promover a capacidade de conceção/desenvolvimento de projetos e recursos educativos, a concretizar em contextos deste cariz e em rede. Reconhecendo os contextos não formais/não escolares como espaços de inclusão e de ação socioeducativa, um grupo de alunos no âmbito do estágio desta UC, propôs o projeto “Melhorar a qualidade em creche, transformando o ambiente físico”, organizado com referência às práticas de observação participante. Nesta sequência, os objetivos do estudo apresentado são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoraria do ambiente físico do contexto observado. Trata-se de uma investigação exploratória com recurso à técnica de observação direta, em contexto de creche, implementada no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. Foi tida como referência a dimensão do ambiente físico (que fornece indicadores de qualidade específicos e claros), incluída no Program Quality Assessment (PQA), instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa HighScope (versão creche), adaptado pela Associação Criança (2003). Os resultados apontam para a necessidade de se melhorarem algumas condições da creche, no respeitante à salvaguarda de um ambiente seguro e saudável para as crianças (condições de segurança dos equipamentos e higiene) e de um maior investimento na melhoria da funcionalidade da sala, de forma a garantir que o ambiente acomode adequadamente as crianças e o adulto (equipamento, materiais e disposição do espaço em áreas). Atendendo à metodologia de planeamento de projeto utilizada, foi possível identificar ações a desenvolver no sentido de transformação do ambiente físico. Sabemos que se este último for de qualidade ficam, assim, assegurados pré-requisitos essenciais à promoção de melhores práticas nos cuidados de natureza socioeducativa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ribeiro, E. J., Alves, A. B., Lourenço, D., Ernesto, T. & Geraldo, G. (2017). Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico. In L. Menezes, M. Figueiredo, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação (pp. 40-46). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54036-1-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5601 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Creche | pt_PT |
dc.subject | Qualidade | pt_PT |
dc.subject | Ambiente Físico | pt_PT |
dc.subject | Planeamento | pt_PT |
dc.subject | Projeto Socioeducativo | pt_PT |
dc.title | Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Portugal | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 46 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 40 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Resumos Olhares sobre a Educação | pt_PT |
person.familyName | Jales Ribeiro | |
person.familyName | Correia dos Santos Alves | |
person.givenName | Esperança | |
person.givenName | Ana Berta | |
person.identifier.ciencia-id | 9F1F-DA46-340F | |
person.identifier.ciencia-id | 8811-D0BD-C3D3 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2936-9891 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | dd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed | |
relation.isAuthorOfPublication | ba22cd7b-9ca6-4e25-bec3-15490ca70bb7 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Template PME28-páginas-1-2,40-46.pdf
- Size:
- 602.63 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: