Repository logo
 
Publication

Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico

dc.contributor.authorRibeiro, Esperança Jales
dc.contributor.authorDos santos alves, Ana
dc.contributor.authorLourenço, Daniela
dc.contributor.authorErnesto, Teresa
dc.contributor.authorGeraldo, Gervita
dc.date.accessioned2019-08-06T14:28:39Z
dc.date.available2019-08-06T14:28:39Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO plano de estudos da licenciatura em Educação Básica consagra quatro espaços de Iniciação à Prática Profissional (IPP). A unidade curricular (UC) de IPP I inaugura esta componente de formação, permitindo ao formando a imersão em contextos educativos não formais/não escolares, centrando as suas tarefas na observação/ avaliação, interação socioeducativa e registo. Pretende-se desta forma potenciar nos alunos a aquisição de competências pessoais, sociais e de iniciação à prática profissional, assim como promover a capacidade de conceção/desenvolvimento de projetos e recursos educativos, a concretizar em contextos deste cariz e em rede. Reconhecendo os contextos não formais/não escolares como espaços de inclusão e de ação socioeducativa, um grupo de alunos no âmbito do estágio desta UC, propôs o projeto “Melhorar a qualidade em creche, transformando o ambiente físico”, organizado com referência às práticas de observação participante. Nesta sequência, os objetivos do estudo apresentado são i) dar a conhecer uma proposta de projeto, organizada de acordo com a Metodologia de Planeamento de Projetos por Objetivos (MPPO), objeto de apropriação pelos alunos nesta UC; ii) identificar os dados obtidos nos procedimentos de diagnóstico e fases de planeamento e implementação do projeto, com vista a evidenciar uma proposta orientada para a melhoraria do ambiente físico do contexto observado. Trata-se de uma investigação exploratória com recurso à técnica de observação direta, em contexto de creche, implementada no decorrer de atividades de estágio, num equipamento do distrito de Viseu. Foi tida como referência a dimensão do ambiente físico (que fornece indicadores de qualidade específicos e claros), incluída no Program Quality Assessment (PQA), instrumento de Avaliação da Qualidade do Programa HighScope (versão creche), adaptado pela Associação Criança (2003). Os resultados apontam para a necessidade de se melhorarem algumas condições da creche, no respeitante à salvaguarda de um ambiente seguro e saudável para as crianças (condições de segurança dos equipamentos e higiene) e de um maior investimento na melhoria da funcionalidade da sala, de forma a garantir que o ambiente acomode adequadamente as crianças e o adulto (equipamento, materiais e disposição do espaço em áreas). Atendendo à metodologia de planeamento de projeto utilizada, foi possível identificar ações a desenvolver no sentido de transformação do ambiente físico. Sabemos que se este último for de qualidade ficam, assim, assegurados pré-requisitos essenciais à promoção de melhores práticas nos cuidados de natureza socioeducativa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRibeiro, E. J., Alves, A. B., Lourenço, D., Ernesto, T. & Geraldo, G. (2017). Contributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físico. In L. Menezes, M. Figueiredo, A. Cardoso, B. Rego, J. P. Balula, S. Felizardo & A. Cardoso (Eds.), Livro de Resumos Olhares sobre a Educação (pp. 40-46). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54036-1-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5601
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectAmbiente Físicopt_PT
dc.subjectPlaneamentopt_PT
dc.subjectProjeto Socioeducativopt_PT
dc.titleContributo(s) para melhorar a qualidade em contexto de creche: Estudo exploratório orientado para a transformação do ambiente físicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.startPage40pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Resumos Olhares sobre a Educaçãopt_PT
person.familyNameJales Ribeiro
person.familyNameCorreia dos Santos Alves
person.givenNameEsperança
person.givenNameAna Berta
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.ciencia-id8811-D0BD-C3D3
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationdd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed
relation.isAuthorOfPublicationba22cd7b-9ca6-4e25-bec3-15490ca70bb7
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverydd3f7ff6-4064-4fee-a9fb-1fb4b044e6ed

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Template PME28-páginas-1-2,40-46.pdf
Size:
602.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: