Repository logo
 
Publication

Implementação de um sistema de gestão da qualidade na resposta social ERPI da associação cultural, social, recreativa e desportiva "Os Melros"

dc.contributor.advisorMarques dos Santos, Paula
dc.contributor.authorPaiva, Eufémia Maria Cruz
dc.date.accessioned2020-12-16T16:21:58Z
dc.date.available2020-12-16T16:21:58Z
dc.date.issued2019-09-02
dc.description.abstractA gestão da qualidade tem vindo, nos últimos anos, a revelar a sua importância nas organizações do terceiro setor. A crescente pressão sofrida pelas organizações sociais no que respeita à demonstração de responsabilidade, transparência e qualidade dos serviços, leva à necessidade de adoção de medidas no que toca à acreditação e certificação. O presente relatório de estágio tem como principal objetivo a realização de uma proposta de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na resposta social Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) da Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva “Os Melros”. Para tal, a partir da análise teórica de alguns dos principais autores sobre a qualidade, a gestão da qualidade e sobre os sistemas normativos da qualidade, pretende-se compreender os fundamentos do tema e perceber qual o referencial normativo que melhor se adequa à IPSS “Os Melros”. Durante a realização do estágio, foi possível avaliar as necessidades existentes na Instituição em estudo, mediante os Modelos de Avaliação da Qualidade do ISS, I.P. para alcançar a certificação Nível C e a realização de diversas atividades que conduziram à proposta do SGQ para implementação na ERPI da IPSS “Os Melros”.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, quality management has been revealing its importance in the third sector organizations. The increasing pressure of social organizations on their responsibility, transparency and quality of services leads to the necessity of accreditation and certification processes. The main objective of this internship report is the implementation of a proposal for the implementation of a Quality Management System (QMS) in the Social Response Residential Structure for the Elderly (ERPI) in the Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva “Os Melros”. We intend to understand the principles of the theme as well as which normative referential for the third sector is appropriate to IPSS “Os Melros, basing our research on the theoretical analysis of some authors on quality, quality management and on quality regulatory systems, During the internship, it was possible to evaluate the Institution needs, through the Models of Quality Evaluation of ISS, I.P. to achieve a Level C certification and the accomplishment of several activities that led to the proposal of the QMS for implementation in the IPSS ERPI “Os Melros”.pt_PT
dc.identifier.tid202298337pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6452
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidadept_PT
dc.subjectSistema de Gestão da Qualidadept_PT
dc.subjectProcessospt_PT
dc.subjectMAQRSpt_PT
dc.subjectCertificaçãopt_PT
dc.subjectQualitypt_PT
dc.subjectQuality management systempt_PT
dc.subjectProcessespt_PT
dc.subjectCertificationpt_PT
dc.titleImplementação de um sistema de gestão da qualidade na resposta social ERPI da associação cultural, social, recreativa e desportiva "Os Melros"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão das Organizações Sociaispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
eufémia_paiva_tese_19.pdf
Size:
4.36 MB
Format:
Adobe Portable Document Format