Repository logo
 
Publication

Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolas

dc.contributor.authorBrown, Martin
dc.contributor.authorGardezi, Sarah
dc.contributor.authorCinqir, Sakir
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.authorFaddar, Jerich
dc.contributor.authorKurum, Gul
dc.contributor.authorVanhoof, Jan
dc.contributor.authorMcNamara, Gerry
dc.contributor.authorO'Hara, Joe
dc.contributor.authorAmante, Susana
dc.contributor.authorRamalho, Henrique
dc.contributor.authorSkerritt, Craig
dc.contributor.authorO'Brien, Shivaun
dc.contributor.authorRocha, João
dc.date.accessioned2021-04-26T07:46:32Z
dc.date.available2021-04-26T07:46:32Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractVersão portuguesa do A Practitioner Toolkit for the Inclusion of Parents and Students in School Self Evaluation and Planning Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). Este manual é o resultado de um projeto intitulado Making Meaning of Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS)/Dando Sentido à Avaliação e Planeamento Participados nas Escolas (APPE). O objetivo do projeto foi o reforço da eficácia do processo de Autoavaliação das Escolas (AAE) que terá um impacto mais significativo na melhoria das escolas ao envolver todos os stakeholders, incluindo aqueles que são tradicionalmente marginalizados e subrepresentados. Este modelo participativo de AAE, embora conceptualmente forte, traz consigo muitos desafios práticos, em particular, o do envolvimento de múltiplos stakeholders. Através deste manual, os líderes escolares receberão as ferramentas para implementar modelos de avaliação das escolas que permitam um maior envolvimento com os principais grupos de stakeholders – como os pais, os alunos, os professores e os órgãos de gestão – em todas as fases do processo de garantia da qualidade. Este manual baseia-se numa revisão sistemática da literatura e em resultados decorrentes de uma série de Estudos de Caso em escolas de quatro países europeus (Bélgica, Irlanda, Portugal e Turquia). Podem ser encontrados mais detalhes no website do projeto https://www.deaps.net/ com o objetivo de contribuir para uma perspetiva única e inovadora sobre a avaliação das escolas, ajudando-as a ultrapassar a mera “autoavaliação” rumo à “avaliação participada”, uma vez que esta última implica o compromisso de desenvolvimento da capacidade de participação de uma diversidade de grupos no processo de avaliação. Este manual visa proporcionar orientações, indicadores, estratégias e instrumentos aos líderes escolares, professores e agências de apoio ao setor sobre a inclusão dos alunos, pais / Conselho de Administração no processo de APPE para que ocorra de forma eficaz. Visa igualmente promover as dimensões europeias da autoavaliação das escolas e o planeamento da implementação de melhorias.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrown, M., Gardezi, S., Cinqir, S., Figueiredo, M., Faddar, J., Kurum, G., Vanhoof, J., McNamara, G., O'Hara, J., Amante, S., Ramalho, H., Skerritt, C., O'Brien, S. and Rocha, J. (2020). Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolas. EQI – Dublin.pt_PT
dc.identifier.doi10.13140/RG.2.2.33595.64803pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6734
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEQI-Dublinpt_PT
dc.relationEsta publicação foi financiada pela Comissão Europeia através de um projeto cujo financiamento foi obtido no Programa de Financiamento da iniciativa Erasmus+ Key – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de boas práticas – Parcerias Estratégicas para o Ensino. Número de Referência do Projeto: 2017-1-IE01-KA201-025693pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAuto-avaliação de escolaspt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectParticipação de paispt_PT
dc.subjectParticipação de estudantespt_PT
dc.titleIntrodução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolaspt_PT
dc.typereport
dspace.entity.typePublication
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.familyNameMOTA ROBOREDO AMANTE
person.familyNameRamalho
person.familyNameRocha
person.givenNameMaria
person.givenNameFÁTIMA SUSANA
person.givenNameHenrique
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
person.identifier.ciencia-id3315-1423-5042
person.identifier.ciencia-id6E1E-CADF-B228
person.identifier.ciencia-idF214-E725-4B51
person.identifier.orcid0000-0002-1300-0785
person.identifier.orcid0000-0002-5512-1278
person.identifier.orcid0000-0002-0454-5038
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereportpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublication737a6b3b-0bd7-4ba8-bbb0-570b2e38c3dc
relation.isAuthorOfPublication94aefd2d-6694-4c6c-b672-d451f8683ccd
relation.isAuthorOfPublication9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery9ee4b831-a3ac-4642-a0d1-5a67493d9472

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
manualdeutilizador_DEAPS_versaoPT.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format