ESEV - DPCE - Relatório científico para instituição internacional
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Recent Submissions
- Planos de Sessão do Programa de Formação para o Ensino Superior para um Modelo de Educação a Distância com Recurso a Robótica para Crianças dos 3 aos 7 AnosPublication . Konakli, Tugba; Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Operto, Fiorella; Gilardi, Luca
- Programa de Formação para o Ensino Superior para um Modelo de Educação a Distância com Recurso a Robótica para Crianças dos 3 aos 7 AnosPublication . Konakli, Tugba; Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Operto, Fiorella; Operto, Luca F., & Gilardi, L.
- DAr QuAliDADe De viDA AoS AnoSPublication . Araújo, Lia; Ayala, Alba; Calderón-larranaga, Amaia; Fernández-Mayoralas, Gloria; Forjaz, Maria Joao; Ribeiro, Oscar; rodríguez-blázquez, Carmen; rojo-Pérez, Fermina; Teixeira, LaetitiaA melhoria das condições de vida e os avanços da medicina permitiram um aumento considerável da esperança de vida e, como consequência, um expressivo envelhecimento da população. em Portugal, as pessoas com 65 e mais anos representam hoje 22.3% da população residente, e prevê-se que este valor aumente significativamente nos próximos anos. enfrentar esta realidade demográfica é um dos principais desafios da sociedade. um dos desafios mais relevantes é a gestão do que já se designou de “epidemia da solidão”, ou seja, o impacto negativo que a solidão não desejada e o isolamento social têm na saúde mental e na qualidade de vida dos mais velhos. em Portugal, estudos comunitários indicam que entre 14% e 36% das pessoas com 65 e mais anos refere sentir sentimentos de solidão, e que cerca de 27% apresenta distress psicológico. a evidência científica dá-nos conta, também, que a abordagem a estas problemáticas deve considerar intervenções multidisciplinares e multidimensionais, sustentadas por recursos institucionais e comunitários apropriados, já que as mesmas têm um impacto positivo na qualidade de vida e na saúde mental das pessoas mais velhas. a solidão e os problemas de saúde mental requerem medidas urgentes destinadas à promoção da saúde e da qualidade de vida. este documento apresenta um conjunto de recomendações baseadas no Projeto QASP – quality of life and aging in spain, sweden and Portugal.
- Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolasPublication . Brown, Martin; Gardezi, Sarah; Cinqir, Sakir; Figueiredo, Maria Pacheco; Faddar, Jerich; Kurum, Gul; Vanhoof, Jan; McNamara, Gerry; O'Hara, Joe; Amante, Susana; Ramalho, Henrique; Skerritt, Craig; O'Brien, Shivaun; Rocha, JoãoVersão portuguesa do A Practitioner Toolkit for the Inclusion of Parents and Students in School Self Evaluation and Planning Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). Este manual é o resultado de um projeto intitulado Making Meaning of Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS)/Dando Sentido à Avaliação e Planeamento Participados nas Escolas (APPE). O objetivo do projeto foi o reforço da eficácia do processo de Autoavaliação das Escolas (AAE) que terá um impacto mais significativo na melhoria das escolas ao envolver todos os stakeholders, incluindo aqueles que são tradicionalmente marginalizados e subrepresentados. Este modelo participativo de AAE, embora conceptualmente forte, traz consigo muitos desafios práticos, em particular, o do envolvimento de múltiplos stakeholders. Através deste manual, os líderes escolares receberão as ferramentas para implementar modelos de avaliação das escolas que permitam um maior envolvimento com os principais grupos de stakeholders – como os pais, os alunos, os professores e os órgãos de gestão – em todas as fases do processo de garantia da qualidade. Este manual baseia-se numa revisão sistemática da literatura e em resultados decorrentes de uma série de Estudos de Caso em escolas de quatro países europeus (Bélgica, Irlanda, Portugal e Turquia). Podem ser encontrados mais detalhes no website do projeto https://www.deaps.net/ com o objetivo de contribuir para uma perspetiva única e inovadora sobre a avaliação das escolas, ajudando-as a ultrapassar a mera “autoavaliação” rumo à “avaliação participada”, uma vez que esta última implica o compromisso de desenvolvimento da capacidade de participação de uma diversidade de grupos no processo de avaliação. Este manual visa proporcionar orientações, indicadores, estratégias e instrumentos aos líderes escolares, professores e agências de apoio ao setor sobre a inclusão dos alunos, pais / Conselho de Administração no processo de APPE para que ocorra de forma eficaz. Visa igualmente promover as dimensões europeias da autoavaliação das escolas e o planeamento da implementação de melhorias.
- Introduction to Distributed Evaluation and Planning in European Schools. A Practitioner Toolkit for the Inclusion of Parents and Students in School Self Evaluation and PlanningPublication . Brown, Martin; Gardezi, S.; Cingir, S.; Pacheco Figueiredo, Maria; Faddar, J.; Kurum, Gül; Vanhoof, J.; McNamara, G.; Ramalho, H.; Skerritt, C.; O'Brien, S.; Rocha, JoãoThis toolkit is an outcome of a project entitled Making Meaning of Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). The purpose of the project was to enhance the effectiveness of the School Self Evaluation (SSE)process that will have a more significant impact on school improvement by involving all stakeholders, including those who are traditionally marginalised and underrepresented. This participatory model of SSE, while conceptually robust, carries with it many practical challenges, in particular, that of multiple stakeholder involvement. Through this toolkit, school leaders will be provided with the tools to implement models for school evaluation that allow for greater engagement with key stakeholding groups – such as parents, students, teachers and management bodies – at all stages of the quality assurance process.
- The Enactment of Parent and Student Voice in School Evaluation-Cases Across European Frontiers. Technical ReportPublication . Pacheco Figueiredo, Maria; Brown, Martin; Cinkir, Sakir; Kurum, Gül; Skerrit, Craig; Faddar, Jerich; Vanhoof, Jan; Amante, Susana; Gardezi, Sarah; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; McNamara, Gerry; martins, ana patrícia; O’Brien, Shivaun; O’Hara, Joe; Ramalho, Henrique; Rocha, João