Repository logo
 
Publication

Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumos

dc.contributor.editorAraújo, Catarina Liane
dc.contributor.editorPacheco Figueiredo, Maria
dc.contributor.editorCardoso, Ana Paula
dc.contributor.editorFelizardo, Sara
dc.contributor.editorGomes, Cristina Azevedo
dc.contributor.editorLacerda, Carla
dc.contributor.editorRamalho, Henrique
dc.contributor.editorRocha, João
dc.contributor.editorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.editorXavier, Paula
dc.date.accessioned2023-04-19T11:03:48Z
dc.date.available2023-04-19T11:03:48Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractA Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTICIPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. Este congresso internacional centrou-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretendeu analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação. Surgiu num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresentou como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?” O congresso incluiu duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias. Este livro de resumos engloba uma breve descrição dos temas e trabalhos abordados no decurso deste congresso, apresentando uma visão global sobre alguns dos aspetos considerados como relevantes para uma educação inclusiva na atualidade, que envolvem a exploração das tecnologias e das literacias múltiplas presentes no nosso quotidiano.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34633/978-989-53495-5-5
dc.identifier.issn978-989-53495-5-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7755
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação • Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.titleSentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumospt_PT
dc.typebook
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typebookpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Livro_de_Resumos_Sentidos_22.pdf
Size:
715.37 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: