Publication
Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumos
dc.contributor.editor | Araújo, Catarina Liane | |
dc.contributor.editor | Pacheco Figueiredo, Maria | |
dc.contributor.editor | Cardoso, Ana Paula | |
dc.contributor.editor | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.editor | Gomes, Cristina Azevedo | |
dc.contributor.editor | Lacerda, Carla | |
dc.contributor.editor | Ramalho, Henrique | |
dc.contributor.editor | Rocha, João | |
dc.contributor.editor | Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.editor | Xavier, Paula | |
dc.date.accessioned | 2023-04-19T11:03:48Z | |
dc.date.available | 2023-04-19T11:03:48Z | |
dc.date.issued | 2022-10 | |
dc.description.abstract | A Escola Superior de Educação de Viseu, em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Inovação (CI&DEI), o Centro de Competências do TIC do Instituto Politécnico de Viseu (CCTICIPV) e o Centro de Competências do TIC da Universidade do Minho (CCTIC-UM), organizou nos dias 21 e 22 de outubro de 2022 (em formato online), o SENTIDOS - CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE EDUCAÇÃO: LITERACIAS, INCLUSÃO E TECNOLOGIAS. Este congresso internacional centrou-se nas problemáticas associadas à promoção da educação inclusiva num contexto de diversidade e pretendeu analisar os diferentes sentidos que influenciam atualmente a educação, nomeadamente as direções, ideias e sensibilidades relativas a questões conceptuais e/operacionais da articulação entre as literacias, a educação inclusiva e tecnologias junto de públicos-alvo diversificados (ex. universitários, profissionais da educação no ativo e científicas), com vista à promoção de um benefício mútuo entre profissionais da educação, investigadores e futuros profissionais da educação. Surgiu num contexto de valorização crescente do humanismo social e académico, enquanto valores comuns essenciais na educação mundial. Tem em consideração que a transformação da educação poderá ocorrer através da mudança de pedagogias, por vezes promovida pelas tecnologias com o intuito de se criar um sentido de cidadania partilhada de colaboração, aceitação da diversidade, empatia e equidade no acesso a informações e recursos. Apresentou como questão base: “Como promover uma Educação inclusiva num contexto de diversidade, com recurso às tecnologias e às literacias?” O congresso incluiu duas conferências plenárias, três painéis temáticos e dois espaços abertos à submissão de pósteres e de comunicações orais na(s) área(s) da Inclusão, Tecnologias e/ou Literacias. Este livro de resumos engloba uma breve descrição dos temas e trabalhos abordados no decurso deste congresso, apresentando uma visão global sobre alguns dos aspetos considerados como relevantes para uma educação inclusiva na atualidade, que envolvem a exploração das tecnologias e das literacias múltiplas presentes no nosso quotidiano. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34633/978-989-53495-5-5 | |
dc.identifier.issn | 978-989-53495-5-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7755 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação • Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.title | Sentidos - Congresso Internacional sobre Educação: Literacias, Inclusão e Tecnologias - Livro de Resumos | pt_PT |
dc.type | book | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | book | pt_PT |