Repository logo
 
Publication

Literacia em saúde sobre VIH SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de Tábua

datacite.subject.fosCiências Médicaspt_PT
dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabel Nunes Pereira de Azevedo e
dc.contributor.authorSaldanha, Adriana Carvalho
dc.date.accessioned2024-02-05T11:00:32Z
dc.date.available2024-02-05T11:00:32Z
dc.date.issued2023-11-27
dc.date.submitted2023-08-09
dc.description.abstractIntrodução: Gestão do conhecimento é um método consciente de definir, estruturar, reter, partilhar o aprendido, vivido e a experiência adquirida. Este relatório resulta do estudo “Literacia em saúde sobre VIH/SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de Tábua”, pois o conhecimento na área é a principal estratégia para a sua prevenção. Objetivos: Avaliar o nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA de professores do ensino secundário e profissional; Verificar se houve aumento do nível de conhecimentos acerca da prevenção do VIH/SIDA, após ação formativa. Métodos: Estudo quantitativo, transversal, descritivo-correlacional, com avaliação pré e pós-intervenção formativa de conhecimentos acerca do VIH/SIDA. Amostra de 53 professores (idade média de 49,98±7,70 anos). Utilizado questionário de caracterização sociodemográfica e profissional e Escala sobre Saúde e Relacionamento, traduzida e adaptada (Chaves, 2007). Resultados: Os professores apresentam média de 28,83±4,52, sugestiva de fracos conhecimentos sobre VIH/SIDA. Os professores com mais conhecimentos para a prevenção da SIDA, relevantes para o comportamento preventivo foram os homens, com 46-55 anos de idade, residentes em meio urbano, da Escola Profissional e com curso de mestrado, bem como nas Crenças comuns aos professores. As mulheres, com idade ≤45 anos e residentes em meio urbano destacaram-se na Defesa incorreta de informação sobre SIDA. Aumento significativo de conhecimentos pelos 13 professores que foram avaliados pós-intervenção. Conclusão: É notória a necessidade de uma maior intervenção nas políticas de saúde escolar, envolvendo toda a comunidade educativa para potenciar maior capacitação para a prevenção do VIH/SIDA, visando uma saúde sexual saudável. Palavras-chave: Vírus da Imunodeficiência Humana; Literacia; Professores; Enfermagem Comunitária.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Introduction: Knowledge management is a conscious method of defining, structuring, retaining, and sharing the learned, lived, and acquired experience. This report stems from the study "Health literacy about HIV/AIDS among secondary and vocational school teachers in the municipality of Tábua", as knowledge in this area is the main strategy for its prevention. Objectives: Evaluate the level of knowledge regarding HIV/AIDS prevention among secondary and vocational school teachers; Verify if there was an increase in the level of knowledge about HIV/AIDS prevention after an educational intervention. Methods: Quantitative, cross-sectional, descriptive-correlational study, with pre- and post-training intervention evaluation of knowledge about HIV/AIDS. Sample of 53 teachers (average age of 49.98±7.70 years). Socio-demographic and professional characterization questionnaire used along with the Health and Relationship Scale, translated and adapted (Chaves, 2007). Results: Teachers have an average score of 28.83±4.52, indicative of weak knowledge about HIV/AIDS. The teachers with higher knowledge of AIDS prevention, relevant for preventive behavior, were men aged 46-55, residing in urban areas, from the Professional School with a master's degree, as well as those with common beliefs among teachers. Women aged ≤45, residing in urban areas, stood out for incorrect defense of information about AIDS. Significant increase in knowledge among the 13 teachers evaluated after the intervention. Conclusion: The need for greater intervention in school health policies is evident, involving the entire educational community to enhance greater capacity for HIV/AIDS prevention, aiming at a healthy sexual health. Keywords: Human Immunodeficiency Virus; Literacy; Teachers; Community Nursing.pt_PT
dc.identifier.tid203463838pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8224
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência profissionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectEnfermagem de saúde comunitáriapt_PT
dc.subjectEnsino profissionalpt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectInfeções por HIVpt_PT
dc.subjectLiteracia em saúdept_PT
dc.subjectSíndrome de imunodeficiência adquiridapt_PT
dc.subjectAcquired immunodeficiency syndromept_PT
dc.subjectCommunity health nursingpt_PT
dc.subjectHealth literacypt_PT
dc.subjectHIV infectionspt_PT
dc.subjectProfessional competencept_PT
dc.subjectProfessional educationpt_PT
dc.subjectSecondary educationpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectTábuapt_PT
dc.titleLiteracia em saúde sobre VIH SIDA dos professores do ensino secundário e ensino profissional do concelho de Tábuapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameCurso de Mestrado em Enfermagem Comunitáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
AdrianaCarvalhoSaldanha_RM.pdf
Size:
18.96 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: