Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
469.65 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Turismo em Espaço Rural surgiu como um produto alternativo ao turismo de massas,
destinado a captar segmentos específicos da procura turística. O nosso país possui um conjunto considerável de empreendimentos desta natureza, capazes de criar oportunidades para requalificar e revitalizar territórios rurais.
Neste contexto, surgiu o presente estudo centrado na análise da oferta e(des)ajustamento da procura do turismo em espaço rural, tomando como referência as estatísticas nacionais, complementadas com um estudo empírico a turistas portugueses.
Foram realizados 145 inquéritos a potenciais turistas da população portuguesa, com o objectivo de perceber as suas necessidades e motivações para o Turismo em Espaço Rural. Através da técnica de Cluster Analysis, foram identificados quatro segmentos que valorizam diferentemente os factores relacionados com os empreendimentos TER.
Esta análise pode fornecer informação útil para orientar os empreendedores e os responsáveis pelas políticas locais nas suas estratégias de desenvolvimento de um turismo sustentável apropriadas ao contexto local.
Description
Keywords
Turismo em Espaço Rural Turismo Segmentação do mercado Estratégias de desenvolvimento
Citation
Publisher
APDR