ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE VISEU by advisor "Abrantes, José Luís Mendes Loureiro"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Centro Interpretativo do Estado Novo: Um contributo para o turismo culturalPublication . Vale, Carlos Cossa do; Abrantes, José Luís Mendes Loureiro; Paiva, Odete Maria de MatosAntecedentes: Os centros interpretativos podem ser instrumentos do turismo cultural, no âmbito do qual os viajantes visitam atrações culturais ou regiões com identidades históricas ou culturais únicas, com o objetivo de contactarem com novas culturas e adquirirem novos conhecimentos. Apesar das polémicas que a envolveram, a construção do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN), no Vimeiro, Santa Comba Dão pretende promover esse tipo de turismo visando, assim, contribuir para a preservação da memória e do património, bem como impulsionar o desenvolvimento económico local. Objetivo: Conhecer a opinião da população sobre a criação do Centro Interpretativo do Estado Novo (CIEN) em Vimeiro, Santa Comba Dão. Método: Estudo transversal com 152 inquiridos avaliados através de um questionário de abordagem voluntária e mista (quantitativa e qualitativa). Sobre a caracterização da amostra trabalhada podem destacar-se as seguintes especificidades dominantes: 1) perfil maioritário do sexo feminino (58,55%); 2) com idades compreendidas entre os 20 e os 39 anos (58,55%); 3) solteiros (55,92%); 4) com o ensino secundário (28,29%); 5) em situação profissional ativa (71,71%); 6) residentes no meio urbano (53,29%). Resultados: Relativamente à importância da construção do CIEN, e ao grau de adesão à sua frequência no futuro, verifica-se que, nas três questões-chave do questionário se concluiu, numa escala de 1 a 7, o seguinte: 1) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções justificativas da importância da construção do CIEN – a moda é 7 na quase totalidade das alternativas da questão 12. 2) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções quanto à motivação para visitar um CIEN – a moda é 7 na grande maioria das alternativas da questão 13. 3) Que a maioria dos inquiridos pontuou com 7 a resposta “concordo totalmente”, nas opções quanto às intenções de visitar um CIEN – a moda é 7 na grande maioria das alternativas da questão 14. Conclusão: O grau de adesão à construção do CIEN, é positivo. A população inquirida sobreleva o carácter pedagógico, a disseminação do conhecimento, a análise histórica, como mais-valias dessa iniciativa, contribuindo assim para o desenvolvimento do turismo cultural e, em consequência, do desenvolvimento local.
- A imagem do destino turístico PortoPublication . Durães, Micaela Miranda; Fernandes, Carla Maria Alves da Silva; Abrantes, José Luís Mendes LoureiroA gestão dos destinos turísticos é um desafio de todos os que trabalham no sector do Turismo. As mudanças dos comportamentos de consumo e as novas formas de comunicação turística têm vindo a tornar esse desafio ainda maior. A imagem dos destinos turísticos é um dos temas mais estudados na literatura em turismo, no entanto continua a ser central contribuindo para uma gestão mais eficiente dos destinos. O presente trabalho tem como objetivo principal medir a imagem que os turistas internacionais têm do destino turístico Porto. Efetuou-se uma revisão de literatura acerca da imagem do destino turístico, personalidade da marca do destino, marketing de destinos e redes sociais. Foram aplicados questionários a 200 turistas que visitaram o destino Porto em 2018, originários de 21 países. Os resultados do estudo indicam que os turistas internacionais associam o Porto às imagens de: (1) infraestruturas, acessibilidades e atividades de lazer; (2) cultura e prestígio; (3) hospitalidade e cultural local. No final, são apresentadas as conclusões e sugestões para orientação de pesquisas futuras .
- Mundo desconectado, mas online: Análise de como o Covid-19 afetou o comportamento do consumidor em compras online durante o período de confinamentoPublication . Pereira, André Filipe Serrano; Abrantes, José Luís Mendes LoureiroO mundo foi apanhado desprevenido, com um vírus que se dizia estar apenas na China, no entanto em apenas três meses afetou o mundo. Segundo dados da Johns Hopkins University ao dia de hoje (23/04/2020) este vírus já chegou a 185 países, sendo os Estados Unidos o mais afetado, aproximando-se perigosamente da faixa de um milhão de infetados (John Hopkins University, 2020). Ao longo dos tempos as empresas têm feito tudo para obter mais vendas. O marketing surgiu numa altura de grande consumismo nos Estados Unidos quando as técnicas até então usadas não estavam a ter resultados. Da mesma forma que as marcas procuram sempre inovar com os seus produtos, os consumidores também evoluem no sentido da procura de novos, bem como na obtenção de experiências diferentes. Comunicar um produto com um simples cartaz ou outdoor já não é suficiente. A evolução dos produtos e dos consumidores exige cada vez mais criatividade aos marketeers (Rohm & Swaminathan, 2004). Dado o grande crescimento no mercado online, as empresas precisam de entender as razões particulares que levam os consumidores a escolher fazer as suas compras à distância. Esta necessidade é particularmente relevante para o mercado digital do retalho, o qual aumenta constantemente. Nele várias empresas competem entre si, desde pequenas até grandes multinacionais como a Worten (Rohm & Swaminathan, 2004). O aparecimento do SARS Covid-19 em dezembro de 2019 na China, ocorrendo os primeiros casos em março de 2020 em Portugal, levou a que o governo português pronunciasse o estado de sítio ou o de estado de emergência. Isto ocorreu pela primeira vez em democracia. Na sua essência esta lei, dá puderes ao governo de limitar temporariamente a liberdade dos cidadãos para um bem comum. Este estado, implicou o fecho de inúmeros estabelecimentos comerciais e a limitação da entrada de cidadãos em espaços que permaneceram abertos durante a sua vigência (Decreto de aprovação da Constituição - Diário da República n.o 86/1976, Série I de 1976-04-10, 1974). O fecho das lojas físicas provocou nas lojas online um crescimento de vendas de cerca de 200% (Cardoso, 2020), o que implicou alterações à forma como os retalhistas trabalham. Muitos tiveram de se reinventar. Apesar de algumas empresas já terem o canal de vendas online a funcionar em pleno e com um grande volume de vendas, tiveram de o reformular para suportarem o enorme aumento de vendas, o mesmo aconteceu com a área logística.O objetivo principal deste estudo é entender como esta pandemia foi impulsionadora de um salto tecnológico nos canais de venda de retalho. Segundo o website Geekwire (2020), 42% da população dos Estados Unidos da América compra os seus produtos alimentares online, quando em 2018 era apenas 22% (Mohsin, 2020). Neste estudo pretende-se perceber qual o impacto do Covid-19, mais concretamente o confinamento da população, no consumo produtos eletrónicos e eletrodomésticos em Portugal, com especial incidência na Worten, nos meses de março a maio de 2020. Para a recolha de dados, optou-se pela implementação de um inquérito seguindo uma abordagem segundo o paradigma positivista. Obtiveram-se 197 respostas válidas. A análise de dados foi efetuada no programa SPSS versão 26, e todos os resultados encontram-se em anexo nesta tese.
- The influence of EWOM on the real estate marketPublication . Ribeiro, Ana Cristina Rodrigues; Abrantes, José Luís Mendes LoureiroCommunication between consumers, word-of-mouth, strongly influences behavior and purchase intention. Currently, the digital facility allows for quick communication and easy search for information. Bearing in mind that the real estate market today has more demand than supply, it is crucial to understand how to communicate with these consumers. The present study aims to understand the decisive factors for the message to influence consumers’ purchase intention in the Portuguese real estate market. Its importance is in discovering the role of word-of-mouth and influencing communication, as this could affect new generations of buyers in the real estate market. Since this type of purchase is a difficult decision for the consumer who seeks information online, understanding how to communicate in the real estate market in the digital age is essential. After a literature review on the concepts related to electronic word-of-mouth, a qualitative and quantitative study was carried out, with samples for convenience. In the qualitative research, the study presents ten real estate professionals interviewed. Their responses, together with the literature review, helped build a survey for the quantitative part, which had 156 valid answers. The qualitative component has a thematic analysis, with the NVIVO software’s help, and the quantitative research with the IMB SPSS Statistics. Quantitative data allowed for descriptive, factorial, and cluster analysis. This data made it possible to draw three profiles of electronic word of mouth. The results showed that the market has more demand than supply, and centrality is essential. Consumers are currently more informed, and, in general, price is a decisive factor, followed by location and access. The recommendation continues to be the primary source of clients for agencies, which promotes the role of word-of-mouth, physical or digital. Professionals also recognized the vital role of digitization and online presence for brand credibility. Conclusions show that electronic word-of-mouth influences the purchase decision when the information comes from people with close ties, such as family or acquaintances. In addition to the basic characteristics of the properties, the opinion of family members and acquaintances has an impact on most people. The study evidence the influence of social ties on purchase intention and the need for credibility. Regarding the practical implications for professionals, the study also allowed the definition of three customer profiles, one less affected by electronic word-of-mouth and, therefore, more susceptible to relational and traditional strategies. The second is more likely to share information and, thus, able to become a disseminator of opinions and possibly be impacted by targeted digital strategy. Moreover, finally, the group that seeks information out of-group may be affected by digital and face-to-face recommendations. Finally, as limits to the study, it was pointed out that there are only three positive responses to using influencers. Therefore, it is impossible to measure their importance. For future research, we suggested the study of influence marketing in the real estate market and the consumer tendency to live outside the big cities.