ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DPCE - Trabalhos de projecto (após aprovados pelo júri) by advisor "Carvalho, Anabela"
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- Proposta de uma escala de avaliação da comunicação, interação social e linguagem na Perturbação do Espectro do Autismo: contributo para uma melhor intervençãoPublication . Santos, Soraia Carvalho; Felizardo, Sara; Carvalho, AnabelaA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é caracterizada pelos défices persistentes ao nível da comunicação social e por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Das características mais marcantes na PEA destacam-se o desenvolvimento da linguagem e comportamentos comunicativos. Dada a escassez de testes específicos para a avaliação das componentes comunicativa, linguística e social de crianças com PEA o objetivo central deste estudo prendeu-se com a construção de um instrumento de avaliação descritor das capacidades de comunicação, linguagem e interação social de crianças com PEA, dos 3 aos 6 anos de idade, e aferir, em que medida, os resultados variam em função de variáveis sociodemográficas e desenvolvimentais. A primeira fase de construção do instrumento resultou de uma extensa revisão bibliográfica e análise de diversos instrumentos existentes. O mesmo foi ainda submetido a uma avaliação por parte de um painel de peritos de forma a garantir a sua validade de conteúdo. Após esta fase o instrumento foi aplicado a 50 crianças com PEA, de acordo com os critérios de inclusão (crianças entre os 3 a 6 anos de idade com PEA). Para efeitos metodológicos o mesmo foi aplicado a um grupo de 20 crianças, em idade pré-escolar, sem diagnóstico de PEA. Os resultados obtidos indicaram que a escala construída apresenta evidentes qualidades psicométricas. Apresenta valores de alfa de Cronbach iguais ou superiores a .981, indiciando uma boa consistência interna do instrumento. O mesmo também evidencia um elevado grau de sensibilidade relativamente às caraterísticas que distinguem a população com PEA e sem PEA. Em relação à variável sociodemográfica género, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas em nenhuma das dimensões analisadas. Relativamente à variável idade, as diferenças foram significativas, obtendo-se valores médios superiores com o aumento da idade das crianças. Futuramente propõe-se aprofundar o estudo da escala e a sua validação para a população portuguesa.