Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Alves, Paulo Bruno"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021Publication . Paulo, Maria João Rochinha; Marques, Jorge Afolfo; Alves, Paulo BrunoAo longo dos anos, a importância da comunicação política tem sido, cada vez mais, evidente nas Eleições Autárquicas tendo impacto, também, nas estratégias de comunicação e de marketing adotadas. Cada vez mais, os partidos têm vindo a perceber que as populações dos concelhos estão mais cientes da existência deste tipo de comunicação, das estratégias de marketing, das plataformas digitais, pelo que, atualmente, é inevitável ter sabedoria e presença nas mesmas. Desta forma, os partidos devem conhecer e perceber todas as estratégias de comunicação que melhor se adequam ao ano eleitoral em questão, tanto como à população a que se destinam as suas mensagens. Um candidato favorável deve revelar que sabe responder a todas as necessidades das pessoas e dos anseios dos eleitores e que, especialmente, é competente para lhes proporcionar uma melhor qualidade de vida que aspiram e que ambicionam. Hoje, a comunicação e o marketing desempenham um papel fundamental na comunicação política, pois os políticos conseguem ganhar votos de confiança por parte dos eleitores, ou seja, por parte da população que irá votar. Atualmente, as estratégias de comunicação e de marketing são a força total para os candidatos às Eleições Autárquicas construírem uma campanha deveras intensa. E, assim, estes começam a elaborar, a construir e a dedicar-se à sua própria campanha eleitoral, com bastante antecedência e com bastante competência. Neste sentido, a presente investigação tem como título, “A Comunicação na Política: Análise da Campanha Eleitoral no Concelho de Vila Nova de Paiva para as Eleições Autárquicas de 2021”. Tendo como principal objetivo comparar e analisar as estratégias de comunicação de todos os partidos candidatos às Eleições Autárquicas do ano de 2021, no Concelho de Vila Nova de Paiva. Foi investigado o modo como definiram e organizaram as suas campanhas de comunicação política, os recursos que dispuseram e o tipo de estratégias eleitorais utilizadas nesse ano para tentarem vencer o ato eleitoral. Ainda nesta investigação, procurou-se saber o papel da comunicação política, da campanha eleitoral e se a ação desempenhada pelos meios de comunicação de massas influencia a opinião pública.
- Marketing Político e as Redes Sociais: as Eleições Legislativas de 2019 sob o prisma do FacebookPublication . Matos, Eduarda Venâncio; Alves, Paulo BrunoEste estudo teve como objetivo tornar as estratégias políticas mais claras para que o público compreenda as formas utilizadas pelos Partidos Políticos na obtenção de votos. Conhecer as metodologias das campanhas políticas. Analisar as métricas das plataformas do Facebook e perceber o tipo e o formato de conteúdo mais utilizado em cada uma delas. Analisar a representatividade existente nas redes e no que desta resulta. Compreender a abordagem utilizada pelos Partidos e analisar o método de manipulação através da mensagem política. Para o presente estudo escolhemos uma abordagem mista que partiu da caracterização da atividade no Facebook dos 10 partidos políticos com assento parlamentar, tendo tido esta por base, um período temporal dividido em 3 momentos. Posteriormente passou-se à contabilização do número de publicações existentes durante os períodos, e finalmente, caracterizou-se o tipo e o formato do conteúdo. Para o tratamento dos dados foi utilizada uma ferramenta em excel que visou uma análise dos resultados mais simplificada. As principais conclusões obtidas através da análise de resultados foram: (1) O Facebook é representante de um forte meio de comunicação capaz de funcionalidades e poder de persuasão sobre os seus utilizadores, (2) a popularidade/representatividade positiva nas redes sociais está em disformidade com os resultados estatísticos, (3) o Facebook destaca-se como uma forte ferramenta de disseminação da mensagem política, (4) o Marketing Político utiliza as redes sociais para aumentar a proximidade entre o eleitor e candidato, (5) As campanhas de Marketing Político aplicadas pelos Partidos verificam-se funcionais e eficazes quando aplicadas no Facebook.