Departamento de Comunicação e Arte (DCA)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Comunicação e Arte (DCA) by advisor "Amante, Susana"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O papel dos manuais escolares de português na promoção dos valores da interculturalidade no 1º ciclo do ensino básico : um estudo em contexto da prática de ensino supervisionadaPublication . Pinho, Sara Raquel Henriques; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório encontra-se dividido em duas partes, contemplando dois objetivos essenciais. Na primeira parte, o objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os segundo e terceiro semestres do Mestrado. Na segunda parte, destinada ao trabalho de investigação, o objetivo é averiguar qual o papel dos manuais na promoção de valores da interculturalidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e averiguarmos qual a imagem que tem vindo a ser veiculada sobre a diferença e a igualdade ao longo dos tempos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo com recurso à análise de conteúdo e, também, de caráter quantitativo relativamente à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, muito embora os manuais escolares em análise não cumpram completamente o esperado relativamente à educação intercultural, já que apresentam poucas atividades que despertem um pensamento crítico e reflexivo sobre esta problemática, a atuação do professor é determinante como agente de transformação, na mudança de atitudes rumo ao entendimento mútuo e ao respeito.
- Prática de ensino supervisionada e o contributo da literatura de potencial receção infantil para a didática da históriaPublication . Silva, Irene Cristina Izes da; Amante, Susana; Castilho, LilianaO presente relatório final de estágio foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal, no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), tendo como finalidade a obtenção do grau de mestre. Este trabalho encontra-se dividido em duas partes fulcrais, tendo cada uma delas um objetivo essencial. Na primeira parte, o principal objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os dois anos do Mestrado. A segunda parte diz respeito a uma reflexão sobre a interdisciplinaridade entre a literatura de potencial receção infantil e a Didática da História. Nesta, pretendemos analisar a forma como a literatura de potencial receção infantil contribui para a aprendizagem dos conteúdos de História e Geografia de Portugal. Para tal, recorreu-se ao uso, em sala de aula, do livro O 25 de Abril Contado às Crianças… e aos Outros, de José Jorge Letria. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo e quantitativo. Qualitativo, porque recorremos à análise de conteúdo e, também, quantitativo, devido à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 6.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Com os resultados obtidos concluiu-se que a literatura de potencial receção infantil se mostrou uma mais-valia nas aprendizagens significativas dos alunos relativamente a conteúdos históricos, uma vez que os envolve de forma direta e integrada na construção dos seus próprios conhecimentos.