ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Barroso, Paulo"
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- O consumo de proteína animal (carne) e os impactes ambientais nos canais privados da televisão portuguesa: SIC e TVIPublication . Nelas, Joana Augusto Magalhães; Barroso, PauloAs alterações climáticas são o maior desafio que o mundo enfrenta na atualidade. Erros do passado e erros do presente podem afetar o nosso futuro. A temperatura média da terra tem vindo a aumentar e isso traz consigo muitas consequências negativas. Estas alterações têm levado a recorrentes catástrofes naturais frequentes, estações do ano cada vez mais confusas e têm tido consequências a níveis ambientais, económicas e de saúde. O consumo excessivo de carne é um dos problemas que gere alterações climáticas, mas é pouco reconhecido como tal por parte do ser humano. É necessário dar a conhecer esta problemática à sociedade para assim reverter a situação que o planeta atravessa. É por isto que considero este tema um tema bastante atual e bastante pertinente, pois está na hora de começar a trabalhar. O presente projeto é um contributo para o estudo dos conteúdos informativos e respetivos critérios editoriais dos canais de televisão SIC e TVI e para a compreensão e discussão das relações entre as alterações climáticas e o consumo de carne bovina. Como forma de guiar a investigação, de tornar o estudo mais claro e a procura de informação se direcionar para uma resposta mais direta, chegou-se à seguinte pergunta de partida: Os canais privados SIC e TVI abordam a relação entre o consumo excessivo de carne e alterações climáticas nos seus telejornais? Em termos metodológicos, realiza-se uma pesquisa e análise bibliográfica sobre o tema/problema, análises das notícias dos telejornais de cada um dos canais privados e abertos portugueses SIC e TVI (O “Jornal da Noite” na SIC e o “Jornal das 8” na TVI) e o tratamento de dados obtidos por questionário, no qual se procura aferir o conhecimento e perspetiva da opinião pública sobre a relevância do consumo de carne na Comunicação Social. Pretende-se aqui aprofundar um pouco mais a temática da relação entre media, alterações climáticas e consumo de carne. Este projeto está divido em três grandes partes. A primeira, onde através da pesquisa bibliográfica se procura esclarecer o que já foi investigado, o que ainda falta investigar e ainda apresentar à população o que está a acontecer e o que poderá acontecer se nada for feito. A segunda parte é dedicada à apresentação e explicação da metodologia utilizada para obter respostas à pergunta de partida e por fim, na terceira parte, há o espaço aberto para a análise dos resultados e a discussão dos mesmos.
- A importância do uso da cor na comunicação publicitáriaPublication . Barroca, Kelly Gaspar; Barroso, PauloO presente estudo centra-se na importância do uso da cor na comunicação publicitária, e tem o objetivo geral de aferir se a escolha das cores em publicidade afeta a interpretação das mensagens publicitárias e a reação emocional dos seus destinatários, bem como verificar se as cores influenciam os efeitos pretendidos e se são determinantes e eficazes nos anúncios. A partir de um estágio de quatro meses em regime presencial na Desigm - Comunicação e Publicidade, empresa gráfica situada em Mangualde, pretendeu-se pesquisar e analisar qual é a importância do uso da cor em projetos de comunicação publicitária e como a mesma é utilizada nos trabalhos pedidos pelos clientes, relacionando-os com projetos da concorrência. Neste relatório é apresentada a instituição acolhedora assim como as atividades desenvolvidas no local de estágio. Recorrendo à elaboração de um questionário e apresentando exemplos de algumas publicidades, pretendeu-se analisar se a interpretação das mensagens e as reações emocionais no público sofrem ou não alteração com e sem o uso da cor. Por outro lado, analisaram-se projetos realizados pela gráfica acolhedora do estágio (Desigm) e por uma gráfica concorrente (Ser e Parecer), com a finalidade de se realizar uma comparação cromática de publicidades e analisar como é usada a cor em cada projeto publicitário e se esse uso da cor difere entre as gráficas. Os resultados deste estudo afirmam que a maioria dos inquiridos consideram mais adequados os anúncios publicitários com cor, julgando que a mesma torna os anúncios mais apelativos, percetíveis, interessantes e agradáveis, face aos anúncios publicitários a preto e branco. Conclui-se que a presença da cor na comunicação publicitaria tem um papel importante para a maioria das pessoas, relativamente à compreensão das mensagens que os anúncios pretendem transmitir, assim como à reação emocional positiva. Para além dos inquiridos, os autores consultados na revisão de literatura que fundamenta teoricamente o presente estudo, atribuem uma grande importância à presença da cor na comunicação publicitária sendo esta, também, a principal conclusão deste trabalho académico.