ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Abrantes, Isabel"
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- Estratégias Promotoras de Saúde Ambiental no 2.º CEBPublication . Patrício, Mariana Aleixo; Abrantes, Isabel; Mendes, CristianaA primeira parte do trabalho é uma reflexão sobre o meu percurso formativo no Mestrado em Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, mais concretamente sobre as minhas intervenções em diferentes contextos educativo, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde tive a oportunidade de lecionar aulas presenciais e elaborar um vídeo sobre “Escola em Casa”, e posteriormente no 2.º Ciclo do Ensino Básico, onde as aulas decorreram online e presencialmente. A segunda parte do trabalho é a realização de um trabalho de investigação tendo como ponto de partida a saúde ambiental e a educação ambiental num centro de explicações frequentado por alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo baseia-se no Projeto Eco-Sensors4Health, que tem como principal objetivo melhorar a saúde ambiental das escolas, recorrendo à utilização de sensores, envolvendo as crianças nesse processo. Os alunos foram convidados a investigar a qualidade do ar da sala de estudo, efectuando medições da concentração de dióxido de carbono (CO2) com um sensor de CO2. Após a investigação realizada no local pelos alunos, estes tiveram que pensar e apresentar possíveis soluções para a melhoria do local de estudo. A elaboração deste trabalho de investigação levou a uma abordagem transdisciplinar, no sentido em que ao mesmo tempo as crianças estavam a desenvolver capacidades na disciplina de Ciências Naturais, de Matemática e de Educação Tecnológica. Após a análise dos dados, os alunos compreenderam que o ar expirado tem uma maior concentração de dióxido de carbono em relação ao ar inspirado, como tal é fundamental existir um bom sistema de renovação do ar para não desenvolverem doenças.
- O papel do brincar no espaço exterior no processo de ensino- aprendizagem das ciências naturais na Educação Pré-escolarPublication . Santos, Ângela Figueiredo; Abrantes, Isabel; Mendes, CristianaO presente Relatório Final de Estágio foi concretizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar (EPE) e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e é constituído por duas partes, a primeira referente a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto onde são focadas as aprendizagens realizadas, e uma segunda, relativa ao projeto de investigação desenvolvido ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), mais especificamente no contexto da Educação Pré-Escolar. No que respeita à primeira parte, foi concretizada uma contextualização sobre a PES, seguindo-se uma caracterização dos contextos (1.º CEB e EPE) e respetivos grupos de crianças. Posteriormente, é apresentada uma reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas em ambos os contextos de ensino, salientando-se evidências das práticas, tendo em especial atenção o documento orientador Padrões de Desempenho Docente, presente no Despacho 16034/2010, de 22 de outubro. A segunda parte do relatório consiste na apresentação de um trabalho de investigação, em que o objetivo foi percecionar a importância das crianças brincarem no espaço exterior, uma vez que acarretam um conjunto de aprendizagens no âmbito das ciências naturais. Esta investigação assumiu um carácter qualitativo e foi concretizada através da observação participante, notas de campo e registos fotográficos, tendo como objetivos centrais compreender a relevância do espaço exterior como ambiente de aprendizagem, reconhecer a importância do brincar no espaço exterior para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, refletir sobre a importância das atividades lúdicas no espaço exterior para o desenvolvimento de competências no âmbito das ciências e reconhecer a importância do envolvimento dos pais/cuidadores nas iniciativas e atividades das crianças. De salientar que perante esta investigação foi também analisada a importância do envolvimento das famílias nas construções das crianças, mais concretamente no laboratório/cozinha. Os resultados obtidos permitem intensificar a importância do espaço exterior, como sendo um espaço propício a diversas aprendizagens, essencialmente nos momentos de brincadeira, uma vez que o brincar ao ar livre acarreta um conjunto de aprendizagens, essencialmente quando as crianças manipulam e exploram livremente os recursos da natureza, concretizando ligação com aprendizagens adquiridas anteriormente em contexto da sala de atividades.