ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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Browsing ESEV - DCEN - Relatórios finais (após aprovados pelo júri) by advisor "Macário, Maria João"
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- Leitura, Escrita e Gramática: Perceções dos alunos e o contributo de uma proposta didática em contextos de prática supervisionada no 2.º CEBPublication . Santos, Raquel Filipa; Silva, Ana Isabel; Macário, Maria JoãoO seguinte Relatório Final de Estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e desenvolve-se em duas partes principais. A primeira parte apresenta uma contextualização das Práticas de Ensino Supervisionadas ao longo deste ciclo de estudos, seguida de uma caracterização e posterior reflexão crítica das práticas desenvolvidas, tendo por base o Despacho 16034/2010, de 22 de outubro, nomeadamente os Padrões de Desempenho Docente. Na segunda parte do relatório concretiza-se o trabalho de investigação, tendo como objetivos identificar as percepções de alunos do 6.º ano, no ano letivo de 2023/2024, sobre leitura, escrita e gramática e analisar o impacto de uma proposta didática integrada nesses domínios. Este projeto assume uma abordagem qualitativa, numa metodologia de estudo de caso e utiliza instrumentos de recolha de dados como inquéritos por questionário e observação participante. A proposta didática implementada incluiu atividades centradas na obra Achimpa, de Catarina Sobral, e promoveu etapas de planificação, textualização e revisão, além da utilização de recursos digitais como o StoryJumper Os resultados revelam que os alunos percecionam a leitura como uma experiência emocional e criativa, mas pouco associada à aprendizagem. A escrita foi considerada criativa, embora alguns a percebam como cansativa. A gramática foi reconhecida como essencial para a coesão textual, apesar de lacunas práticas. A proposta didática demonstrou eficácia em envolver os alunos, estimular a criatividade e a colaboração, evidenciando que estratégias inovadoras são fundamentais para aprendizagens significativas e melhorar a relação dos participantes com a leitura, escrita e gramática.