Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN)
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Browsing Departamento de Ciências Exactas e Naturais (DCEN) by advisor "Balula, João Paulo Rodrigues"
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- Utilização do humor no ensino/aprendizagem da Matemática: uma experiência na prática de ensino supervisionada no 2.º ciclo do ensino básicoPublication . Carvalho, Marta Alexandra da Silva; Menezes, Luís; Balula, João Paulo RodriguesEste Relatório Final de Estágio tem como propósito a concretização de dois objetivos fundamentais: a reflexão crítica das práticas pedagógicas e atividades desenvolvidas ao longo dos estágios realizados no 1.º e no 2.º Ciclos do Ensino Básico e a conceção e concretização de uma investigação sobre as potencialidades da utilização do humor no ensino e aprendizagem da Matemática. Para a primeira parte deste relatório recorreu-se a todas as experiências vivenciadas nos estágios desenvolvidos nos ciclos de ensino já mencionados, como suporte para a elaboração de um conjunto de reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas implementadas, bem como do impacto que estas assumiram na minha formação enquanto futura profissional da educação. A investigação desenvolvida insere-se num paradigma qualitativo interpretativo e foi desenvolvida em duas turmas do 5.º ano de escolaridade de uma escola do distrito de Viseu, com o objetivo de compreender em que medida a utilização de tarefas matemáticas com cunho humorístico, influencia a aprendizagem da Matemática. Para a concretização desta investigação, foram elaboradas e aplicadas quatro tarefas matemáticas de cunho humorístico, que depois foram alvo de uma análise com base nas seguintes categorias: adesão dos alunos à tarefa; dificuldades na compreensão do humor; funções do humor. Os resultados do estudo mostram que estas tarefas se assumem como um recurso didático muito promissor, pois permitem criar um ambiente de ensino mais propicio à aprendizagem, possibilitando aos alunos a aquisição de conhecimento matemático a par do desenvolvimento de capacidades matemáticas como a comunicação e o raciocínio.
- Utilização dos Manuais Escolares, por Professores do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Amaral, Mariana Oliveira; Ribeiro, António; Balula, João Paulo RodriguesNum mundo cada vez mais desafiante, à escola é-lhe exigido que, além da construção de conhecimento, se centre na responsabilidade pessoal e social, na tolerância e no respeito. Neste contexto, torna-se determinante a conceção de recursos pedagógicos que privilegiem a aprendizagem por competências, que respeitem a diversidade da sociedade e que promovam a criatividade para a resolução de problemas complexos. O Presente Relatório Final de Estágio, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu – Instituto Politécnico de Viseu, elaborado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino Pré-escolar e do 1ºCEB, respeita duas partes. A primeira parte, diz respeito às reflexões críticas, recorrendo a todo o material elaborado, por nós, ao longo das diversas Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) e anos (Pré-escolar/ 1ºCEB), com o objetivo de refletir sobre as mesmas, como o próprio nome indica. Já a segunda parte procura expor o trabalho de investigação realizado que procurou analisar a perspetiva dos professores acerca da utilização de manuais escolares, que tipos de finalidades lhes atribuem e que constrangimentos identificam no seu uso. Os manuais escolares assumem lugar de destaque no ensino desde há vários séculos, tendo alcançado um papel privilegiado, mas igualmente controverso entre a comunidade educativa. No 1º Ciclo do Ensino Básico os manuais escolares configuram, muitas vezes, o principalmente guia programático em sala de aula, inclusive, nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A presente investigação foi de caráter quantitativo, tendo por base um Questionário criado para o efeito. A amostra (N=23) foi constituída por Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e recolhida a partir de uma plataforma digital online. A maioria dos inquiridos situava-se na faixa etária entre os 41 e 50 anos (39,13%), sendo que 95,7% pertenciam ao sexo feminino. Os principais resultados obtidos, para a totalidade da amostra, referiram-se à importância da utilização dos manuais escolares em sala de aula, acima de tudo, pelo seu papel informativo para os alunos e pela função de orientação programática com que contribuem para o trabalho dos professores. A evolução tecnológica, vivenciada nos dias de hoje, veio complementar a utilização dos manuais escolares com outros recursos didáticos, o que é igualmente um dos aspetos valorizados. Por fim, relativamente ao estado atual da reutilização de manuais escolares no 1º Ciclo do Ensino Básico, a maioria dos participantes considera-a desvantajosa, acima de tudo, por impedir a utilização plena do livro pelos alunos.